08:08hs
Quarta Feira, 06 de Julho de 2022
Aiuruoca
14/04/2022 13h00

Cuteleiro de Aiuruoca é destaque Internacional, Legacy of Steel

Marcelo Arantes transformou seu hobby em cutelaria em um mestre da arte reconhecido no Brasil e no exterior

Com 37 anos, Marcelo Arantes é cuteleiro profissional fulltime, nascido em Aiuruoca MG, começou por curiosidade após ver em uma revista Magnum em 1995 uma matéria sobre como fazer uma faca, dedicou-se em tempo livre na arte de criar facas, fazendo disso seu hobbie, após terminar sua primeira faca veio a vontade de fazer outras onde ele decidiu se profissionalizar e se tornar um cuteleiro fulltime.
Cutelaria é entendida como a Arte/ofício do cuteleiro, pessoa responsável por fabricar ou vender instrumentos de corte. Os produtos da cutelaria variam entre espadas, facas, facões, punhais e muitos outros utensílios metálicos de corte.
Com apoio de sua família, Marcelo construiu suas ferramentas para que pudesse exercer e melhorar a sua arte criou a M. ARANTES - Exclusive Handmade Knives.
Em 2018 cursou com Master Smith Dionatam Franco, renomado cuteleiro mundial, onde refinou suas técnicas de forjamento, térmica e acabamentos e desenvolveu a perfeição, com facas de qualidade.
Com peças nos EUA, França entre outros países, fez seu nome e suas facas alcançaram grandes personalidades da culinária, Chef francês Olivier Cozan, Chef Francês Patrick Martin (diretor do Le Cordon Bleu no Brasil), Chef Fernanda Ribeiro (São Paulo), Chef francês Olivier Cozan.
Construiu uma faca especialmente para o Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro que contém as cores da Bandeira do Brasil.
Em 2020 foi convidado a apresentar seu trabalho que tivesse nível para compor a maior obra de cutelaria Mundial, o livro Legacy Of Steel (Legado de Aço). Este livro, conta a história dos maiores cuteleiros, assim como suas paixões e técnicas que gostam de utilizar na hora de completar suas exímias peças.
Foi selecionado entre muitos cuteleiros e ainda concorreu pela segunda vez com uma outra faca para parte introdutória do livro, onde a seleção foi mais rígida e acirrada, com diferencial de suas criações, conseguiu compor está obra ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais, levando o nome de Aiuruoca-MG a nível Mundial.
No dia 13 de dezembro de 2020, recebeu a confirmação da participação no livro “Legado do Aço” (Legacy of Steel), que foi lançado em 2021, um dos maiores e mais completo livros da cutelaria mundial, onde contará com grandes nomes na cutelaria nacional e internacional.
Marcelo Arantes transformou seu hobby em cutelaria em um mestre da arte reconhecido no Brasil e no exterior.

 
   


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG