07:00hs
Terça Feira, 25 de Junho de 2019
Aiuruoca - Eventos
23/10/2014 11h19

Primeiro Festival de Capoeira em Aiuruoca

Programação do evento começa às 10:00h, no Ginásio Poliesportivo Professor Maria José Ematné, com a oficina de capoeira com mestres e contra mestres.

No próximo sábado, 25 de outubro, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a Prefeitura Municipal de Aiuruoca e o Grupo Senzala vão organizar o I Festival de Capoeira, realizado pelo Prof. João Batista e com coordenação de Preto e Bene. A programação do evento começa às 10:00h, no Ginásio Poliesportivo Professor Maria José Ematné, com a oficina de capoeira com mestres e contra mestres.
O Festival continuará na Praça Monsenhor Nagel, com atividades durante a tarde. Às 15:00h está programado o “Brincando de Capoeira na Praça”, seguido da graduação dos alunos, às 16:00h. O evento terá seu encerramento às 18:00h, com roda e show de maculelê.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira de origem africana, misturando arte marcial, esporte, cultura popular e música. A sua prática vem sendo amplamente divulgada no Brasil como instrumento de educação e cidadania, como prática transformadora na formação do jovem.
Além de estimular os exercícios físicos, fortalecendo a mente e o corpo, o praticante de capoeira desenvolve também habilidades musicais, aprendendo a tocar os instrumentos típicos, como atabaque, agogô, caxixi, pandeiro e berimbau. Em um nível mais sutil a capoeira estimula também o fortalecimento de valores, como o trabalho de grupo, a união, o respeito e a responsabilidade.

O maculelê é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira e indígena, cuja principal característica é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada, acompanhada pela batida do atabaque. A dança e os cânticos contam a lenda de um jovem guerreiro que defendeu sua tribo, sozinho, contra outra tribo rival, usando apenas dois pedaços de pau e tornando-se o herói da tribo.

Há muitas lendas sobre o maculelê e ele se mantém preservado graças à sua incorporação por grupos de capoeira que incluíram a dança nas suas apresentações em batizados e festas populares. O maculelê faz parte do folclore brasileiro, trazendo em si os traços da miscigenação cultural brasileira.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG