15:09hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
17/09/2015 10h35

Aiuruoca celebra mais de 300 anos de fundação

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto a cidade de Aiuruoca comemorou os 181 anos de emancipação político-administrativa e os 309 anos de fundação.

As celebrações dos 309 anos de fundação e 181 anos de emancipação político-administrativa do município de Aiuruoca trouxeram momentos de alegria, compartilhados por toda a população.

Uma rica história da qual nos sentimos felizes de fazer parte. Do ciclo do ouro à pecuária, da pecuária ao turismo, terra abençoada por Deus. Canto do encanto. Aiuruoca marcou e marca sua história por grandes personalidades, pelo seu histórico cultural, pelo seu patrimônio natural que ficou preservado nas entranhas da Serra da Mantiqueira e pelo seu patrimônio cultural e histórico.

“Dando continuidade e acrescentando a esta história estamos trabalhando arduamente para avançar na senda desta história que hoje comemoramos. Muitos avanços já foram conquistados apesar do cenário sócio-político-econômico e da crise de valores sem precedentes que vivemos nestes dias. Crise de valores humanos, crise nas relações”, ressalta o prefeito Joaquim Mateus de Sene.

Durante as comemorações foi realizado um grande desfile cívico que encantou a todos os presentes. Participaram do desfile todas as escolas do município, da rede estadual, a APAE, o CRAS, a Saúde, a Polícia Militar, o Esporte e a Terceira Idade. O tema deste ano foi “Aiuruoca: nossos bens comuns”.

Os bens comuns se referem a recursos compartilhados que uma comunidade constrói e mantém (biblioteca, parque, rua), os recursos nacionais que pertencem a todos (lagos, florestas, vida silvestre, o espaço radioelétrico) e os recursos mundiais dos quais os seres vivos necessitam para poder sobreviver (atmosfera, água, biodiversidade).

Diante desta visão, a Rede Municipal de Educação desenvolve o projeto “Aiuruoca: nossos bens comuns” com o objetivo de promover a mudança de comportamento em busca de uma sociedade sustentável.

O prefeito Joaquim Mateus de Sene afirmou que o compromisso com o trabalho, transparência e honestidade tem sido nossa meta diária. “Estamos semeando um novo tempo. Sementes são potenciais que virão a ser. Dependerão de quem as cuide para que no desfilar do tempo possam germinar, crescer, florescer e dar bons frutos” sublinhou. Lembrou ainda da passagem do Evangelho, a Parábola do Semeador, onde a terra é o coração de cada aiuruocano. “Que cada aiuruocano possa se sentir responsável por estas sementes que ora semeamos para que os frutos possam ser colhidos por todos”, declarou.

O aniversário de Aiuruoca foi comemorado durante os dias 14, 15 e 16 de agosto.

Na sexta-feira (14), o momento cívico com desfile aconteceu das 9:00h às 11:00h, na Praça Monsenhor Nagel. Desfilaram dezenas de pessoas constituídas por unidades educacionais (municipais e estadual), entidades e particulares e teve ainda a apresentação da Fanfarra do “Colégio Franciscano Santo Inácio” de Baependi, prestigiando as festividades. Contamos ainda com a participação do Cras “Paulo Roberto Benfica Varginha” com o Projeto “Melodia” e o Projeto “Dança e Arte” mostrando o que de melhor vem acontecendo nesta instituição. Em seguida a Secretária Municipal de Saúde, Srª Suely de Andrade Arantes fez uma homenagem com entrega de placas aos dentistas Dr. Roberto Mendes Paiva e Dr. Roger Costa Maciel, que emocionados agradeceram o carinho da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Aiuruoca.

Durante a tarde, das 13:00h às 19:00h, na Praça Monsenhor Nagel, aconteceu a exposição dos desenhos e fotos do Concurso “Aiuruoca em foto II”, com votação do júri popular. E às 20:00h, foi realizada a Exposição Temporária da Rede Municipal de Educação e premiação do Concurso “Aiuruoca em Foto II” no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz.

Dentre as festividades que aconteceram destaca-se a grande participação da Escola de Samba “Beija-Flor de Nilópolis”, que fez a animação da população a noite, seguida pela apresentação do Grupo “Segredo”.

Dando continuidade à Programação de Aniversário, aconteceu no sábado (15) logo de manhã às 10:00h, a 1ª Marcha para Jesus com a organização da Igreja Batista União da Fé de Aiuruoca, levou várias apresentações musicais como a cantora Ivone Lima, Késia Lyma, Grupo Eloim e a dupla gospel Luiz Santana e Oziel que animaram a todos no trio elétrico durante a Marcha. Também no sábado, a população pôde contar com a apresentação musical da Banda “Chapéu Brasil”.

As comemorações do aniversário de Aiuruoca ainda se estenderam até domingo (16) com apresentação do cantor Vagner Silva.

Para o Prefeito Joaquim Mateus de Sene, que participou de toda a programação de Emancipação Política e Administrativa da cidade, foi um prazer muito grande comemorar esta data tão importante para o progresso do município. “É um prazer enorme comemorar 181 anos ao lado do meu povo, pois esta data é o dia que marca a independência política da nossa terra. Que Deus possa cada vez mais conduzir nossos passos e nosso povo aguerrido, que, apesar de todas as dificuldades, nunca desiste dos seus sonhos. Tenho a certeza de que juntos continuaremos semeando um novo tempo”, concluiu o prefeito.

<td

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG