18:22hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Aiuruoca - Notícias
31/08/2011 20h25

Aiuruoca Aiuruoca comemora 177 anos de Emancipação e 305 anos de Fundação

Aiuruoca comemora 177 anos de Emancipação e 305 anos de Fundação

Este ano, em comemoração aos seus 177 anos de emancipação político-administrativa e 305 anos de existência, Aiuruoca viveu um resgate de suas tradições, a começar pelo retorno da festa para o centro da cidade. Esporte, Lazer e a Cultura foram marcas registradas da festa.

No dia 11 (quinta-feira), o público pode deleitar-se com a comédia Procura-se Mulher Perfeita.Com, com os atores Vitor Branco (A Praça e Nossa) Vanderlei Grillo (Malhação) Wilter D’Alus e Ana Marisa (Show do Tom). A Comédia foi um show, levando o público ao delírio com a irreverência e profissionalismo dos atores que durante todo o espetáculo brincaram com as pessoas e a vida cotidiana da cidade.

Na sexta-feira, Aiuruoca retomou o seu tradicional desfile cívico. Com a presença do poder Executivo e da Câmara Municipal, autoridades eclesiásticas e estaduais, o desfile contou com representantes de órgãos e empresas de assistência situadas em Aiuruoca, tais como Aiuruoca Esporte Clube, APAE, Igreja Católica, Secretaria de Saúde de Aiuruoca, Igreja Assembléia de Deus, Programa Saúde da Família, Escola Estadual Conselheiro Fidélis, Rede Municipal de Educação, Escola Maria José Ematnè, Hospital Dr. Júlio Sanderson, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária. O desfile teve a participação da Banda da Escola de Sargentos (EsSA) de Três Corações, que após a solenidade, sob a regência do Sub. Ten. Jésus Paschoal Neto, promoveu um verdadeiro concerto musical em homenagem a Aiuruoca.

Ainda na sexta feira, as atividades ficaram por conta da Rua de Lazer do Sesc, que aconteceu na rua Tonico de Barros, onde todos puderam participar e passar o dia com brincadeiras, teatro, atividades lúdicas, etc. À noite, o show ficou por conta da Banda LG5 que agitou o centro da cidade.

No dia 13, sábado, aconteceram à final e a semifinal do Campeonato Interno de Futsal, onde o time do Barcelona sagrou-se campeão; Alessandro, vice-campeão, e o terceiro lugar ficou com a equipe DETI.

À tarde, no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, ocorreu o lançamento do livro “Música Caipira, Breve Introdução Histórica”, do historiador aiuruocano José Mauro Maciel - da Congregação do Santíssimo Redentor - e José da Silva Almeida, o Praianinho da Rádio Aparecida, que na oportunidade presenteou o público com um show de viola caipira, sendo acompanhado pelo prefeito do município Paulo Roberto Senador.

À noite, a cidade recebeu o cantor e compositor Renato Teixeira, um dos grandes nomes do cenário musical nacional, considerado um dos maiores letristas da música brasileira, e logo após aconteceu a apresentação da Banda Super Som 2000, que agitou a galera madrugada a dentro.


E no domingo de manhã, no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, aconteceu a entrega da Comenda do Mérito Municipal às autoridades e entidades por relevantes serviços prestados ao município de Aiuruoca, destacando-se, dentre eles, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Dr. Adriano Magalhães Chaves; o Deputado Estadual Thiago Ulisses; Srª Lygia Câmara Lacerda; representantes do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da Orquestra de Flautas Doce e Madeira “Sopro dos Anjos”, da cidade de Perdões. Após a entrega da Comenda, com a presença do Prefeito, Vereadores do Município e também de autoridades do Executivo de cidades vizinhas, houve a instalação, na Galeria João de Siqueira Affonso, na Casa da Cultura, do quadro do saudoso ex-prefeito José Nelson Lopes. Na ocasião, estiveram presentes a viúva e seus filhos. Foram momentos de fortes emoções.


À tarde, as atividades foram intensas, começando pela impecável apresentação da Orquestra de Flautas e Madeiras, na Praça Monsenhor Nágel, seguida da 6ª edição da Volta ao Perímetro Urbano de Aiuruoca, “Corrida Antônio Valdomiro dos Santos”, que este ano foi promovida pela prefeitura que, na oportunidade, prestou uma homenagem à família do atleta Antônio Valdomiro dos Santos sendo os ganhadores João Paulo Cândido, de  Três Corações, conquistou o primeiro lugar; Fábio, de Cambuquira, ficou com o segundo lugar; e Kleber Felipe dos Santos, de Caxambu, em terceiro lugar. No feminino, as irmãs Kelly Fernandes Olímpio e Priscila Fernandes Olímpio, ambas de Caxambu, conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares.

Simultaneamente ao evento, ocorreu no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, o lançamento do livro “A Escolha”, do conceituado psicanalista e professor Ricardo Fera. À noite, a cidade pode novamente participar da Missa Solene pelo seu aniversário, uma celebração que há anos não ocorria, e que desta vez contou com a presença do chefe do poder Executivo e da Câmara Municipal de Aiuruoca, além do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Dr. Adriano Magalhães Chaves, que proferiu a segunda leitura. No altar, encontravam-se, além do Monsenhor Luiz Vieira Arantes e o Vigário Padre Enderson Herberth de Souza, os aiuruocanos Frei Lindomar Carvalho e o Irmão Redentorista José Mauro Maciel, que em seu discurso emocionou a todos os presentes.

As festividades encerraram-se à noite, com o show da dupla Os Dois Mineiros, que contou com a participação especial do prefeito Paulo Roberto Senador, que mostrou ao público que também sabe cantar.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br