08:05hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
21/08/2014 14h49

Aiuruoca comemora Centenário do Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz

Para as comemorações, foi preparada uma emocionante programação em homenagem ao município e ao grande médico.

Para as comemorações do Centenário do Dr. Júlio, em 14 de agosto, aniversário de Aiuruoca, foi preparada uma emocionante programação em homenagem ao município e ao grande médico Dr. Júlio Sanderson, com o Momento Cívico e desfile das escolas, onde o tema “Centenário Heróis de Curar” trouxe para as ruas as lembranças de um homem que se dedicou à arte da medicina.

Entendemos que o nosso “Herói de Educar” é também o nosso “Herói de Curar”, por que a Educação é preventiva e curativa para todos os nossos males, e que o Dr. Júlio, no seu livro “Heróis de Curar”, exaltava os grandes feitos da humanidade e os seus benfeitores. Dentro desta linha de pensamento cada escola homenageou um educador que fez a diferença naquela escola e na comunidade onde atuou - o “Herói de Educar”.

No dia 15 de agosto tivemos uma belíssima palestra na Praça Monsenhor Nagel, com o Dr. Bergson Cardoso Guimarães, escritor e promotor de Justiça. Com o tema “Júlio Sanderson: um herói de curar para o nosso tempo”, o Dr. Bergson falou sobre a vida e obra do Dr. Júlio e ressaltou sua importância para Aiuruoca e para o cenário brasileiro na área médica, humana e como escritor. O promotor terminou sua palestra declarando “Homem de seu tempo, Dr. Júlio concretiza-se como um verdadeiro herói. Um herói de fazer, uma referência que nos faz pensar. Homem de seu tempo, Júlio Sanderson instala-se, aqui e agora,  como  um verdadeiro e legítimo herói de curar para o nosso tempo”.

Logo após a palestra, acompanhado dos familiares do Dr. Júlio, todos os presentes se deslocaram até à frente de sua antiga residência, hoje Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, para a sua reabertura com a exposição do Centenário do Dr. Júlio Sanderson.

O prefeito Joaquim Mateus, o secretário de Cultura, Marco Antônio e familiares, reabriram o Museu e receberam com muita festa toda a comunidade.

No dia 16 tivemos a alegria de participar de uma Seresta no Museu, com Odair Kobel e demais componentes de sua banda. Aberto a toda a comunidade, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, que apreciaram a boa música e recordaram momentos alegres e fraternos junto ao Dr. Júlio. Eventos assim aconteciam com frequência nos tempos de vida do Dr. Julinho e que deixaram saudades junto à população de Aiuruoca. O músico Odair Kobel deu um show de talento e sensibilidade junto aos filhos Odair e Letícia, que encantaram os presentes.

No dia 17 de agosto foi lançado, no Museu Municipal em Aiuruoca, o filme “O Herói de Curar”, que retrata os 100 anos de história do médico Dr. Julinho. O evento contou com a presença de entrevistados que participaram do filme, moradores e familiares do médico, que se emocionaram ao relembrar sua história de vida. O filme é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Aiuruoca e foi produzido pela Lince Imagens, com o patrocínio da Prefeitura do município. Outras exibições do filme ocorrerão no Museu da cidade nos próximos meses, para que toda a população tenha acesso a este trabalho. Foram cerca de 30 dias de gravações, percorrendo mais de 600km, entre captação de imagens e pesquisas; mais de 15 horas de material bruto gravado, 13 pessoas entrevistadas, centenas de fotos antigas analisadas e digitalizadas, tudo isso para contar um século de vida e obra do Dr. Júlio.

Fazendo parte das comemorações do Centenário do Dr. Júlio Sanderson, a Prefeitura de Aiuruoca, com autorização do DNIT e DER, sinalizou a rodovia BR 267 com duas placas do Museu Municipal, em ambos os sentidos, e uma no acesso para Aiuruoca, AMG 1035. Também foi colocado um outdoor comemorativo no trevo, em frente ao Bairro da Raia.

Marco Antônio dos Santos - Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG