12:02hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
19/12/2013 09h57

Associação fornece produtos para merenda de 680 estudantes

Lei incentiva o repasse de no mínimo 30% de produtos para a merenda escolar.

O município de Aiuruoca conta, desde 1997, com a Associação Broto Brasilis, que apoia cerca de 15 mulheres, trabalhadoras rurais e suas famílias, incentivando a produção e a venda de artesanato e produtos culinários, além de estimulá-las por meio de palestras e cursos. Ao ficar sabendo, em 2009, da aprovação, por parte do Governo Federal, de uma lei que incentiva o repasse de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar de alunos matriculados nas redes públicas de educação básica, o grupo demonstrou interesse pelo projeto.

“O interesse ocorreu porque acreditamos na qualidade dos produtos desenvolvidos pelas mulheres da roça, a maioria orgânica e integral. Além disso, seria uma garantia de venda e escoamento da nossa produção. E mais, a contribuição para o desenvolvimento local, com o incremento do comércio e com a oportunidade concreta de jovens e suas famílias continuarem a viver na terra”, destaca uma das integrantes da associação, Adriana Medina.

No início deste ano, a parceria foi firmada e, de acordo com Adriana, o crescimento e o aprendizado têm sido constantes. “Foi um ano muito positivo. As mulheres adquiriram prática de negociação, estando diretamente ligadas à efetuação de compras de grandes quantidades, à organização de estoque e produção, além de lidarem com toda a parte burocrática.”

Balanço

Até o mês de novembro, a Broto Brasilis forneceu cerca de 120 quilos de pão integral, 130 potes de geléias de frutas e 192 quilos de biscoitos de aveia, nata e coco , tudo destinado aos 680 estudantes das zonas urbana e rural de Aiuruoca. “Os pedidos foram aumentando gradativamente e isso as ajudou na organização para a compra dos produtos com antecedência.”

Adriana destaca a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzília, para a formação das mulheres que fazem parte da associação. “Os alimentos são produzidos graças à participação nos cursos de doces e quitutes, oferecidos pelos SENAR.” Ela conta que o grupo tem conseguido, inclusive, ultrapassar o percentual de 30%, incentivo mínimo do Governo Federal.

Novos hábitos geram vida saudável

Adriana salienta a importância de se introduzir uma alimentação balanceada, rica em fibras e nutrientes, à dieta das crianças e adolescentes. “Ao fornecer alimentos orgânicos produzidos nas pequenas propriedades da agricultura familiar do município, tão favorecido por uma natureza exuberante, de matas preservadas, águas cristalinas e ar puro, estamos contribuindo não só para a saúde do público infanto-juvenil, como também para a melhoria da qualidade de vida da população, pois sabemos do poder que as crianças têm em criar e incentivar novos hábitos.”

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG