16:10hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
09/03/2017 11h05

Carnaval antecipado de Aiuruoca é marcado por marchinhas e músicas contemporâneas

O objetivo da prefeitura foi apostar em inovações para aproximar novamente a comunidade da festa popular

Foliões aproveitam carnaval em Aiuruoca

O histórico carnavalesco de uma cidade diz muito sobre sua cultura e o que ela construiu ao longo do tempo. Em Aiuruoca, desde o ano de 1938 acontece o 1º Carnaval Antecipado do Brasil. Apesar de não ter contabilizado um número, o evento deste ano reuniu milhares de foliões durante os quatro dias de festa.  

O Aiurufolia contou com a apresentação dos tradicionais blocos, sete bandas e a energia dos moradores, turistas e visitantes. Para este ano, a Administração Municipal buscou inovar, unindo as marchinhas que marcaram época e as músicas contemporâneas que foram tocadas no Carnaval 2017.

A praça central foi escolhida para a “edição histórica”, como nomeada pelo próprio prefeito Paulo Roberto Senador (PR). Segundo ele, o objetivo das inovações, que não se limitaram apenas às apresentações, mas também ao formato, foi aproximar novamente a comunidade da festa popular.

A programação teve inicio na quinta-feira , do dia 16 de fevereiro, com o tradicional Bloco das Piranhas e em seguida com a apresentação da Banda Caroço de Banana, com os mais variados ritmos do samba e pagode. De acordo com a Secretaria de turismo, o diferencial deste ano foi o Carnaval do Bem que promoveu diversos conjuntos de ações sociais durante a sexta-feira (17).

A programação continuou na sexta-feira, com desfile de blocos e a apresentação da Banda Furiosa, seguida pela Banda América do Sul. No sábado (18), as três bandas levaram músicas que caíram no gosto popular, com as Bandas Alvorada, AR21 e AfroReggae, além da cantora Juliana Campos. No domingo (19) a folia foi encerrada com o melhor da roda de samba, com o Grupo Samba Fino.

O Prefeito destacou o trabalho realizado em conjunto com a SEDESA e a comissão organizadora. “São reuniões internas realizadas antes do Carnaval, onde discutimos o melhor para os nossos foliões, medimos os prós e contras de um ano para outro para aprimorar a nossa festa. Com certeza toda comissão organizadora está de parabéns”, avaliou o chefe do executivo.

O vice-prefeito, Vicente de Paulo Arantes, também afirmou que  a festa foi excelente, e os aiuruocanos e os turistas, de diversas cidades, foram os grandes responsáveis pela bela festa na cidade. Ele destacou o trabalho da Polícia Militar, Policia Civil e Polícia Rodoviária, que mais uma vez garantiu a segurança no Carnaval de Aiuruoca e também a parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde. “Nosso povo fez uma festa bonita. Todos os envolvidos estão de parabéns pela dedicação e pelo amor ao nosso tradicional carnaval”.

Tradição Carnavalesca

A tradição do Carnaval Antecipado de Aiuruoca completou 79 anos em 2017 e continua atraindo foliões de todos os cantos do país. Em 1938, o então pároco do município decidiu suspender as comemorações do carnaval por considerá-lo uma festa profana. A comunidade mobilizou-se e conseguiu um caminho para instituir a folia com uma semana de antecedência para que esta não fosse, necessariamente, considerada uma festa de Carnaval.

Além de conseguir pular carnaval sem impedimentos, a comunidade trouxe para o município de Aiuruoca o título de primeira cidade brasileira a promover um Carnaval antecipado, que sempre acontece uma semana antes da data oficial da festa no país.  

Aiuruoca atrai anualmente milhares de foliões para as festividades tradicionais de Carnaval e é uma cidade que se destaca também por suas riquezas naturais. Os foliões que optam por aproveitar o carnaval no município tem o privilégio de prestigiar as paisagens encantadoras do Sul de Minas. O cartão-postal da cidade é o Pico do Papagaio, uma elevação que chega a 2.093 metros e que integra a APA - Área de Proteção Ambiental – da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio.

 
   
   
   
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG