04:58hs
Terça Feira, 25 de Junho de 2019
Aiuruoca - Notícias
18/10/2012 15h03

Cultura Primeira Mostra de Cinema de Aiuruoca

Primeira Mostra de Cinema de Aiuruoca

Entre os dias 15 e 18 de novembro, estará havendo projeções de filmes na Praça  Monsenhor Nagel, em Aiuruoca. Será a 1ª. Mostra FLIPO – Filmes de Língua Portuguesa, que tem como objetivo colocar o público em contato com a arte cinematográfica  e a cultura de países que falam nossa língua, como Portugal, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e outros. São duzentos e trinta milhões de falantes do Português, o que coloca nosso idioma como o 3º. mais falado no mundo ocidental.

Durante o dia, a Mostra Raizes  estará ocorrendo  no Clube Litero-Recreativo Aiuruocano, apresentando filmes  rodados em várias partes  do Brasil, inclusive dois deles produzidos na nossa região ´´Com os Pés na Cabeça” e “ Caminhos da Mantiqueira”,  valorizando a cultura popular. A abertura das mostras  será às 15 horas do dia 15 (Dia a Proclamação da República).

Homenagem especial

Aiuruoca/Matutu goza o privilégio de abrigar entre seus moradores o cineasta Luiz Paulino dos Santos, detentor de uma  extensa produção e vários prêmios. Na Mostra Raízes, ele estará sendo homenageado e seus filmes serão projetados continuamente no Museu Municipal. Um cineasta de 80 anos, de muitas qualidades e muitíssimo querido por todos que o conhecem, como diretor, dirigiu Jôfre Soares, Marieta Severo, Tonico Pereira, Paulo Autran, Marlene França  entre outros famosos, foi amigo e muito  estimulou a carreira de Glauber Rocha.

 Sr. Paulino é um homem de uma imensa profundidade, o que  contribui para sua simplicidade e sabedoria, basta ficar perto dele pra sentir a calma chegar. Na mostra Raizes, teremos oportunidade de assistir inúmeros filmes com atuação dele, seja como ator,  diretor ou roteirista.  No filme Estaféta,   o diretor  André Sampaio cineasta  do RJ, conta a história  do nosso homenageado.  Outro filme que promete  é  o “Homem que não dormia”, um filme bastante premiado, de  Edgar Navarro, onde Luiz Paulino   tem uma atuação surpreendente.

Mostra Flipo              

A Mostra FLIPO é inédita  e foi oferecida em primeira mão a Aiuruoca, pelos seus criadores,  numa  troca de ideias ou,  mineira e carinhosamente falando, um “toró de parpites”,  no quintal da Pousada Alquimia, numa busca  de propostas para aumentar o movimento do comércio e atividades culturais para a população e os visitantes.

 A ACTUA – Associação do Comércio, Turismo e Artesanato de Aiuruoca, que retomou suas atividades com essa promoção cultural, através de sua coordenadora de eventos, Glória Silveira, e uma comissão de pessoas de boa vontade  estão  responsáveis por essas mostras.

A coordenadora da Mostra de Cinema de Aiuruoca falou ao Jornal Correio do Papagaio,  convidando todos os leitores deste  importante veiculo e enfatizando a sua expectativa de que os empresários locais, assim como   a população e os visitantes prestigiem esse evento que trará cultura e entretenimento, porque “afinal  esse público é a principal razão do nosso empenho”, completou ela.  

Para o encerramento, no dia 18, domingo, está prevista uma programação especial de filmes e Roda de Capoeira, com os mestres Carlão e Cícero, em homenagem aos afro descendentes  e aos índios.

A coordenação promete para os próximos dias divulgar a programação completa das Mostras Raízes e FLIPO de Cinema de Aiuruoca  por diversos meios de comunicação, incluindo o Jornal Correio do Papagaio.

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG