03:05hs
Segunda Feira, 20 de Setembro de 2021
Aiuruoca - Notícias
21/05/2021 20h23

Cuteleiro de Aiuruoca é destaque Internacional

Marcelo Arantes transformou seu hobby em cutelaria em um mestre da arte reconhecido no brasil e no exterior

Nascido em Aiuruoca MG, Marcelo Moreira Arantes, 37 anos, cuteleiro profissional fulltime, iniciou-se na cutelaria apenas como hobby, após encontrar uma revista Magnum de março de 1995 onde trazia uma matéria de Luiz Villa sobre como fazer sua primeira faca, seguindo os passos do manual conseguiu criar a sua  primeira faca, nada comparada as de hoje em dia, porém foi uma paixão em trabalhar as propriedades do aço.

Marcelo Moreira Arantes trabalhando em sua oficina

Diante da primeira, veio a vontade da segunda, terceira e aí não parou mais, porém sempre intercalando com outros serviços como restaurações, marcenaria e por final ourives em São Paulo. Com a vontade de estar em Aiuruoca para construir mais facas, veio a decisão em se dedicar a cutelaria como profissão e voltar pra perto da família na cidade que sempre quis permanecer. Com apoio de irmãos, Pais e amigos, se dedicou, passou apertos, construiu suas ferramentas para que pudesse melhorar à cada dia mais a sua arte. Criou então a M.ARANTES - Exclusive Handmade Knives e finalmente em 2018, após receber uma oferta de um amigo metalúrgico para se profissionalizar, procurou o Master Smith pela ABS - American Blade Smith, Dionatam Franco, para o curso  iniciante profissional de cutelaria, onde aprendeu técnicas de forjamento, tratamentos térmicos, ética profissional, acabamentos milimétricos  e perfeitos, trazendo assim facas com qualidade superior para o mercado Nacional e Internacional. Construindo facas em aços inoxidáveis e carbono, sejam de caça, campo, cozinha, churrasco e personalizadas de acordo com o cliente, a M.ARANTES abriu um mercado de admiradores da arte da cutelaria.

Com peças nos EUA, França entre outros países, suas facas de cozinha alcançaram  grandes nomes da Culinária como o Chef Francês Patrick Martin (diretor do Le Cordon Bleu no Brasil), Chef francês Olivier Cozan (grande incentivador da carreira) Chef Fernanda Ribeiro (São Paulo), como também conquistou o Repórter e apresentador da TV Band, Marcio Campos. Construiu uma faca especial para o Presidente da República Jair Bolsonaro, que traz as cores da Bandeira Nacional representando o nosso Brasil.
Marcelo lembra que o mais importante é que toda faca seja construída com dedicação e perfeição, seja uma faca simples ou complexa, seja para uma pessoa famosa ou para uma pessoa simples, todos clientes devem ser tratados igualmente, com respeito, compromisso, educação, responsabilidade, atenção e ética. “O cliente feliz é minha satisfação”.

No dia 13 de dezembro de 2020, recebeu a confirmação da participação no livro “Legado do Aço” (Legacy of Steel), que será lançado em 2021, um dos maiores e mais completos livros da cutelaria mundial, onde contará com grandes nomes na cutelaria nacional e internacional.

Marcelo Arantes transformou seu hobby em cutelaria em um mestre da arte reconhecido no brasil e no exterior.

Faca especial confeccionada para o presidente Jair Bolsonaro

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG