03:51hs
Terça Feira, 19 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
03/05/2019 16h11

Igreja Matriz de Aiuruoca celebra a morte e ressureição de Jesus Cristo

Solene Semana Santa já é Patrimônio Cultural da cidade e atrai centenas de fiéis

Fotos: Divulgação Facebook Paróquia Nossa Senhora da Conceição 

Durante toda a semana missas foram realizadas 

Em Aiuruoca, a solene Semana Santa realizada na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição já é Patrimônio Cultural Imaterial do município. Esta tradição religiosa do Cristianismo celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, e tem seu início no Domingo de Ramos e o encerramento no Domingo de Páscoa. Durante os dias da semana aconteceram as Santas Missas, procissões e confissões demonstrando a fé e a tradição da cidade.

Esse ano a programação da Semana aconteceu entre os dias 18 a 21 de abril.

Na quinta-feira santa, dia 18, houve a Santa Missa da Ceia do Senhor, com o Sermão do Mandato, a Cerimônia do Lava Pés, que lembra o momento na história em que Jesus sente que sua “hora” se aproxima, reúne os seus discípulos e manifesta-lhes o último desejo com esse gesto de lavar os pés que marca para sempre a história da humanidade. Após houve o transladação do Santíssimo Sacramento e uma vigília eucarística.

Na sexta-feira santa, também chamada de sexta-feira da paixão, é um dia em que os fiéis permanecem mais em silêncio, jejum e abstinência de carne. Neste dia, os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo. Na parte da manhã houve via sacra pelas ruas da cidade. A tarde teve o Sermão das Sete Palavras, os Lamentos do Senhor e a Solene Ação Litúrgica com adoração da cruz e comunhão. A noite os fieis acompanharam o Sermão do descimento da cruz, procissão do enterro e beijo do senhor morto.

No sábado santo a cidade amanheceu com procissão para o Cemitério com orações pelos fiéis falecidos e a noite a Solene Vigília Pascal.
No domingo de Páscoa, encerramento da Semana Santa, às 4h30min da manhã houve a tradicional Solene Ressoar dos Sinos. Às 5h procissão da ressureição e, após, a santa missa.

Finalizando o dia santo, ainda houve a Procissão de Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Alegria, seguida de Solene Missa cantada pelo Coral em Ação de Graças pela realização da Semana Santa.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

A paróquia da Nossa Senhora da Conceição foi criada em 1717, sendo a mais antiga do Sul de Minas. Considerada como uma das cerimônias mais tradicionais de Minas Gerais, a Semana Santa de Aiuruoca é celebrada desde o início da povoação e criação da paróquia. As cerimônias realizadas na Semana Santa pela Igreja preservam os antigos ritos católicos nas missas, nas procissões, nos cortejos e na música barroca, compondo, assim, um cenário genuíno da cultura brasileira.

A Igreja Matriz de Aiuruoca localiza-se em frente à praça principal da cidade. Ao longo dos anos sofreu várias modificações; possui fachada em três planos e a torre no centro onde se encontra a porta principal, em madeira pintada e muito bem ornamentada. Na torre encontra-se um nicho com uma imagem de bronze da padroeira e logo em cima um relógio. Em seu interior encontram-se quatro altares de madeira que segundo tradições locais são do princípio do século XIX.

São todos trabalhados em arabescos, medalhões, nichos nas cores creme e dourado. O forro da matriz não corresponde ao seu estilo. O altar Mor é de mármore trabalhado, pequeno, porém belo. Neste mesmo altar encontra-se a imagem da padroeira e logo acima um quadro em azulejo de N. Sra. da Conceição tendo à sua direita e esquerda dois anjos. Seu interior é de cor cinza altares laterais de mármore.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG