06:53hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Aiuruoca - Notícias
03/09/2015 16h07

Lançamento de livro “Retalhos a Dançar no Varal da Vida”, em Aiuruoca

O livro “Retalhos a dançar no varal da Vida” contempla a diversidade de gêneros.

O lançamento do livro “Retalhos a dançar no varal da vida”, de Deulza Martins de Carvalho Ratti,  aconteceu no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, em Aiuruoca,  dia 25 de julho de 2015, às 20horas. A noite de autógrafos iniciou com a palavra do Secretário de Cultura, Marco Antônio dos Santos, que recebeu a autora e todos os convidados. Em seguida, convidou a menina Flora Carvalho dos Santos para ler os textos “Prece” e “Roubo” do livro “Retalhos a dançar no varal da vida”. A palavra foi passada ao Prefeito, Sr. Joaquim Mateus de Sene, que falou sobre a importância do momento e sobre a autora, filha de Aiuruoca.  A seguir, Deulza comoveu a todos recitando poemas de Manoel de Barros, Adélia Prado, o poema Pátria de Vinícus Meyer e relembrou momentos importantes vividos em Aiuruoca. Passou, então, a autografar os livros. Ao final, todos foram convidados para um chá servido na cozinha do Museu. Degustando as deliciosas quitandas mineiras, todos os presentes tiveram a oportunidade de um convívio caloroso, lembrando históricas personalidades aiuruocanas e fatos marcantes do passado. Uma noite cheia de emoção.

O livro “Retalhos a dançar no varal da Vida” contempla a diversidade de gêneros. Em prosa e verso, reúne contos, carta, crítica literária, memórias, poemas e até uma peça teatral. Um monólogo dedicado a Júlia Lemmertz. Ao longo das páginas uma sutil crônica dos tempos atuais em divertidos textos curtos. “Peraltices de uma austera professora”,  como diz a autora. São “retalhos” da vida de uma pessoa obcecada pelo registro da vivência do dia a dia.

Deulza nasceu em Aiuruoca – MG. Formou-se em Letras e fez carreira na rede pública de São Paulo, como professora de Língua Portuguesa. O “varal  literário” era uma técnica muito utilizada pela autora-professora para expor as obras escritas por seus alunos, como incentivo à produção de textos de autoria, pois a escrita era o foco de suas aulas. Agora, reunindo textos de diversos gêneros em um mesmo livro, prestou uma homenagem ao  passado, ao seu fazer docente, ao evocar o “varal” no título de sua obra. Foi radialista, redatora e professora. Participou da XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com textos na Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da AllPrint Editora. Em 2010, lançou em Belo Horizonte, durante a Bienal do Livro de Minas Gerais, o livro “De Minas, as Sementes...” Memórias da Infância, da All Print Editora, que também foi lançado em Aiuruoca, em outubro de 2010.  É  preletora da Seicho No Ie do Brasil, dá aulas particulares, trabalha com revisão de textos e orientação de projetos culturais e profissionais.

 

Marco Antônio dos Santos

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br