12:53hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
Aiuruoca - Notícias
13/02/2014 10h50

Museu Municipal Dr. Júlio Aranteson expõe obras de Antônio Gonçalves

Mostra reúne 45 obras de Antônio Gonçalves, que começou a pintar em 1950.

A abertura da exposição temporária do pintor Antônio Gonçalves aconteceu no dia 08 de fevereiro no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a  Sociedade Brasileira de Eubiose.

A mostra reúne 45 obras de Antônio Gonçalves, que começou a pintar em 1950, fazendo estudos com Armando Viana e Jaime Aguiar. Pintor e desenhista no Rio de Janeiro, dedicou-se especialmente à pintura de paisagens, igrejas e flores. Expôs no Salão de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1963 e 1965. Recebeu menção honrosa no Salão de Artistas Brasileiros e menção de bronze, prata e honra dos salões de Valença.

Em Aiuruoca, cidade que escolheu como seu novo lar, fez inúmeras amizades, entre elas Lourenço Artur Costela, que registra aqui seu depoimento:

“...Sua vida foi difícil, mas saiu vitorioso. Após se formar partiu em busca de seu sonho: a pintura. Cursou várias escolas, tornou-se figura muito estimada no meio artístico, teve grande prestígio na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Visitou Aiuruoca pela primeira vez em 1956, apaixonando-se pela cidade que viria a ser seu lar. Nunca disse não para quem pedia ajuda. Cidadão Aiuruocano, com muita honra.

Este é o querido Irmão Antonio Gonçalves que eu conheci”.

O Artista Plástico Ruy dos Santos Horta, da cidade do Rio de Janeiro, deixa aqui seu depoimento sobre o estimado amigo.

“Honra e glória a todos que colaboram pela evolução humana!

Tive o privilégio de conhecer uma pessoa com os atributos tão almejados por muitos seres: Honra, Solidariedade, Bondade, Fraternidade, Vontade.

....Conheci-o em 1958, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, pois ele era pintor também e muito querido entre os artistas. Foi ele quem me apresentou a inúmeros artistas e incentivou-me a continuar no desenvolvimento do caminho da arte, do desenho e da pintura. Fiz amizades sólidas com inúmeros artistas graças a ele.Percebi que por onde ele passava deixava um rastro de amizades e respeito. Fui reencontrá-lo em 1976, em São Lourenço, na Sociedade Brasileira de Eubiose, pois ele era membro também dessa Escola Iniciática de Filosofia. Eu estava morando em Jundiaí, São Paulo, desde final de 1969...

São seres assim que precisamos ter na Face da Terra como exemplo.

Obrigado, Antônio Gonçalves”.

Agradecemos a todos os amigos que confiaram o empréstimo de obras e demais objetos para a realização desta exposição. A Curadoria desta exposição é composta por Marco Antônio dos Santos, Kariny de Oliveira, Dinair Cardoso Braga, Branca Monteiro e Lourenço Arthur Costela.  Foram colaboradores Rogério Rocha, Marlon Moreira Arantes, equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Sociedade Brasileira de Eubiose.

O Museu conta com treze salas e um acervo com variadas obras de arte. A atual exposição é temporária e tem previsão de duração de 2 meses. O Museu ficará aberto à visitação do público de terça-feira a sexta-feira, no horário de 12h00m às 18h00m, e nos domingos das 18h00m às 22h00m. 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG