05:17hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
14/03/2015 11h00

Museu Municipal Dr. Júlio Sanderson recebe nova exposição:

Entre cacos e mosaicos Candido de Alencar Machado

 

Por Marco Antônio dos Santos

No dia treze de fevereiro, às 20 horas aconteceu a abertura oficial da Exposição “Entre Cacos e Mosaicos” do artista plástico Candido de Alencar Machado. A abertura contou com a presença e a palavra do Exmo Sr. Prefeito Municipal Joaquim Mateus de Sene, do Secretário de Cultura Sr. Marco Antônio dos Santos e do artista Candido de Alencar Machado. Na seqüência foi feita a exibição do vídeo “Entre Cacos e Mosaicos” que mostra a obra e o contexto do artista, a abertura da sala para a apreciação das obras, um momento de confraternização e, para finalizar, a exibição do vídeo “Salve Senhora das Dores” que mostra a inauguração da capela que possui grandes obras do artista. Os vídeos são uma produção de Lua Branca Filmes com direção executiva de Ciro César Silva.
Os primeiros trabalhos com Mosaicos surgiram na Mesopotâmia de antes de Cristo. Mas foi a partir de 40 a.C. que a Itália tornou-se o maior centro de produção de mosaicos, principalmente em motivos religiosos para revestir pisos e paredes.
A técnica consiste na colocação de pequenos fragmentos de pedras, como mármores e granitos, moldados com ferramentas apropriadas, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, azulejos de várias cores, e outros materiais, sobre qualquer superfície.
Foi com grande alegria que recebemos no Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, Candido de Alencar Machado, residente no Povoado do Matutu, em Aiuruoca a mais de 30 anos, local que escolheu e que inspira sua belas obras de arte. Candido envolveu-se em projetos junto às comunidades locais. Dentre eles podemos destacar a construção da capela Nossa Senhora das Dores, Povoados Pedra e Matutu, onde pode ser observado seu grande trabalho artístico no frontispício e no interior da capela. Citamos também a construção da escola, hoje Escola Municipal Serra do Papagaio. Ambos em regime de mutirão.
Hoje, Candido, com domínio técnico e talento nato, faz seus mosaicos revivendo a velha tradição dos mosaicistas da antiguidade: a iconografia Cristã tradicional mineira é a marca inconfundível dos seus trabalhos além de dedicar-se também a motivos florais. Seu trabalho é bem conhecido e já realizou exposições em diversos locais.
A exposição, com visitação expressiva, estará aberta até o dia 23 de março no horário de terça a sexta feira de 12 as 18 horas e aos domingos e feriados de 17 as 22 horas. Venha conferir.
Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz - Rua Felipe Senador, 64 - Centro - Aiuruoca -MG

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG