04:59hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
Aiuruoca - Notícias
17/09/2015 15h15

Padre Francisco de Assis Carvalho lança livro na Casa da Cultura

Evento de lançamento do livro do padre Francisco de Assis Carvalho.

No dia 28 de agosto, foi realizado o lançamento do livro “Entre a Palavra e o Chão, Memória Toponímica da Estrada Real”, de autoria do padre Francisco de Assis Carvalho.

O evento aconteceu na Casa da Cultura, na praça Monsenhor Nagel, no centro da cidade e contou com a presença de centenas de pessoas. Uma noite em que se fez história através de um livro de quase 800 páginas, que, sendo uma tese de doutorado da PUC-SP, conta um pouco da história de cada cidade da Estrada Real.

“Entre a Palavra e o Chão, Memória Toponímica da Estrada Real” traz um estudo apurado do nome de todas as cidades, com descrição teórica da ciência toponímica e das relações estabelecidas com as outras ciências, de modo particular, geografia, história e religião.

“O livro nasceu desse meu vínculo de Aiuruoca, com as histórias que escutei, com as coisas que li e sobretudo com esta ligação profunda que Aiuruoca como berço me proporcionou.  Então foi como que ao escrever este livro eu pudesse assim também me apropriar dum pouco desta minha própria história, da nossa gente e do nosso povo”, explanou o padre Francisco, durante o seu discurso.

O padre Francisco de Assis é nascido em Aiuruoca e ingressou no Seminário Diocesano de Campanha aos 12 anos de idade. No âmbito pastoral destacou-se e foi nomeado sacerdote em Aiuruoca em 4 de fevereiro de 1995. Seu percurso passa por diferentes cidades mineiras e da Europa. É formado em Filosofia, Teologia, Letras e Psicologia Clínica. Tem duas especializações em Filosofia, dois mestrados, um em Educação e outro em Letras e dois doutorados, um em Letras e outro Psicologia Clínica.

Publicou livros e artigos e se dedica ao exercício do ministério para colaborar com a edificação e o crescimento de pessoas nas áreas religiosa e social.

O evento de lançamento do livro contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito de Aiuruoca, Joaquim Mateus de Sene, os prefeitos que participaram da 199ª reunião da Amag (Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas) e o Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano da Campanha.

“Toda vez que estou aqui me emociono bastante e este é um momento de muita emoção para mim”, declarou o prefeito de Aiuruoca, em um discurso em que enalteceu a importância da transformação do Museu do Dr. Julinho num Centro Cultural, agradecendo o trabalho do Secretario de Educação e Cultura e de toda a sua equipe.

Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano da Campanha, parabenizou o padre Francisco e também ressaltou a importância do evento e a magnificência da obra lançada.

“Como bispo, o tenho acompanhado há alguns anos e até lhe perguntei: para quê fazer tanta coisa, para quê você quer mais? E ele falou precisamente aquilo que devemos ter sempre em mente: é para servir melhor”, conta o bispo da Campanha. “Ser sacerdote é cuidar da casa comum, sobretudo da pessoa humana, na sua essência mais profunda. Por isso, todo o nosso trabalho, seja politico, social ou religioso não tem outra finalidade senão salvar, preservar dignificar as pessoas e o seu ambiente”, sublinhou Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho.

Além do lançamento do livro “Entre a Palavra e o Chão, Memória Toponímica da Estrada Real” e sessão de autógrafos, o evento teve momentos musicais muito emocionantes, com apresentações de Mestre Odair e seus alunos e do Coral Vozes de Aiuruoca.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br