02:56hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
10/04/2014 17h07

Personagens que fazem parte da Nossa História - Ana Elisa de Castro Meireles

Ana Elisa de Castro Meireles deixou o seu legado na cidade de Aiuruoca.

Por Antônio Carlos Meireles Junqueira Monteiro de Barros

Ana Elisa de Castro Meireles, conhecida por “Anita”, nasceu em 07 de agosto de 1904, na fazenda Boa Vista, zona rural de Aiuruoca, Minas Gerais, filha de Osorio Augusto Meirelles (conhecido por “Casoque”) e Maria Amélia de Castro Meirelles, de saudosa memória.

Estudou no Colégio Paroquial São Sebastião, da Encruzilhada (na época, distrito de Baependi, hoje cidade de Cruzília), onde fez o curso primário e o de admissão, cursos oferecidos por aquela instituição de ensino. Posteriormente, deixados os estudos, passou a viver com seus pais na fazenda.

Conhecendo como paciente o cirurgião-dentista Boanerges José Junqueira de Barros, e apaixonando-se por ele, apaixonados noivaram-se, e casaram-se em 29 de julho de 1929, em Aparecida do Norte/SP, aos pés da excelsa Padroeira do Brasil. Da vida de casados, tiveram os seguintes filhos: José Áureo, Regina Coeli, Maria Helena, Antônio Carlos, Joaquim Idelfonso e Getúlio Célio. Todos nasceram na fazenda, e com parteira.

Mesmo após o casamento mamãe continuou a residir com seus pais, juntamente com o marido; jamais deixou a companhia-deles, apesar de papai ter querido que se mudassem para o distrito de Livramento de Aiuruoca, hoje cidade de Liberdade. Adquirindo a fazenda por doação, lá continuou a residir praticamente até o seu falecimento. Costumeiramente, ela falava: “Nunca soube o que é uma mudança!”. Em 1965, Boanerges e Anita doaram a fazenda a seus filhos.

Mamãe faleceu em 06 de novembro de 1991, em Baependi, aos 87 anos de idade, cercada da amizade de quantos a conheciam e do carinho de seus familiares. Foi ótima esposa, mãe, avó, parente e amiga. Caridosa e muito prestativa às pessoas que a procuravam, sendo muito religiosa, com uma fé pura no Cristo Jesus, deu a seus filhos um verdadeiro exemplo de religiosidade e amor. Enfim, “a pessoa passa nesta vida, mas as suas obras permanecem”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG