07:01hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Aiuruoca - Notícias
14/05/2015 10h12

Personagens que fazem parte da Nossa História - Antônio Eduardo Albarez

Antônio Eduardo Albarez marcou época e deixou seu legado em Aiuruoca.

Por Gustavo Guimarães Garreto

 

“Se queres ser

universal, começa por pintar a tua aldeia.”

Leon Tolstoi

 

Antônio Eduardo Albarez pintou sua aldeia em verso e prosa por quase 80 anos.

Muito antes de ter artista brilhando na Rede Globo, a pequena Aiuruoca, cidade incrustada na Serra da Mantiqueira, já tinha um entusiasmado porta-voz de sua história, sua singeleza e suas belezas naturais.

Mas assim como muitos brasileiros, Eduardo teve que sair de sua cidade para estudar. Formou-se dentista, em Belo Horizonte, e logo entrou no DER-MG. Desses tempos, gostava de lembrar-se do seu envolvimento com a resistência ao golpe de 64. Falar de coragem é desnecessário para quem é filho único e perdeu o pai muito cedo. Tinha verdadeira veneração pela mãe a quem cuidou até os últimos dias. Sempre que alguém perguntava se iria conservar a casa dela, saia-se com essa: “É mais fácil o tio Sam vender a Casa Branca do que eu vender a da minha mãe em Aiuruoca”.

Seu amor pela sua cidade só não era maior do que pela sua família. Junto com a querida Elba formou uma grande, em todos os sentidos. Um temor seu, confidenciava, era ter somente um filho. Sabia dos dissabores de uma infância solitária.

Ao contrário do que se poderia imaginar, as marcas do passado fizeram de Eduardo uma pessoa irreverente, brincalhona, solidária e muito afetuosa. Todos que se achegavam à sua família eram tratados com enorme generosidade. Além disso, brincava com todos na rua, no ônibus, no clube, no restaurante, onde estivesse. Gostava de passar peça nos outros e inventar histórias. Mas sempre de maneira respeitosa e até simplória.

Uns dias antes deste Natal, confidenciou seu desejo de ir à Aiuruoca ao menos mais uma vez na vida. “É um lugar especial, diferente de tudo!!”, disse.

Na última quinta-feira, Eduardo retornou à sua Aldeia.

Ficou umas horas na casa de sua querida mãe, foi à missa na Matriz e seguiu em cortejo, acompanhado de uma multidão, com direito a banda de música, parando a cidade, praticamente.

O Céu é hoje, certamente, um lugar mais afetuoso, alegre e divertido.

Dados biográficos

Antônio Eduardo Albarez nasceu em Aiuruoca  em 19 /04/1935. Perdeu o pai aos 8 anos de idade.Foi para Belo Horizonte trabalhar e estudar, formando em Odontologia em l961. 

Casou-se em 1963 com Elba Maria e teve quatro filhos: Paulo Eduardo - médico urologista, Dulce Maria - designer gráfica, Rodrigo - dentista, todos eles residentes em Belo Horizonte e Luciana - relações públicas e residente em São José do Rio Preto - SP.

Faleceu no dia 7 de janeiro de 2015 em Belo Horizonte.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG