19:19hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2019
Aiuruoca - Notícias
28/12/2018 10h05

Qualificando o Turismo na Mantiqueira

Cursos estão sendo realizados em várias cidades do Sul de Minas

Fotos: Divulgação Curso

Curso Turismo Rural Senar Minas desenvolvido na cidade de Alagoa (MG)

Várias cidades do Sul de Minas estão recebendo cursos de Turismo Rural ministrado pelo Senar Minas.


Entre os dias 04 a 07 de dezembro aconteceu na cidade de Maria da Fé o curso de Turismo do Senar Minas “A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros” para 10 participantes. O evento aconteceu em parceria com: o Sindicato Rural de Maria da Fé, a Prefeitura Municipal, a Fazenda Maria da Fé e o Campo Experimental da EPAMIG. Maria da Fé faz parte do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira.


O curso foi ministrado pelo Instrutor de Cursos em Turismo Rural, Gustavo de Paiva Resende Toledo, que tem formação em Turismo e Meio Ambiente. “Esta ação faz parte de um projeto de qualificação profissional com o intuito de consolidar o destino como a capital brasileira do azeite”, diz o instrutor.


Durante o treinamento, o grupo fez uma visita nas Trilhas do Mirante e da Castanheira e visitou a produção de azeite da Fazenda Experimental da Epamig, onde também foram feitas as atividades teóricas. Na aula prática, o instrutor orientou e fez algumas observações quanto a estrutura das trilhas e o apoio que se deve dar ao visitante.


Os alunos receberam técnicas de condução de trilhas, dicas de melhorias para o lugar, sinalização etc. Dentro da Fazenda da Epamig, eles ainda passaram pelas trilhas da Nascente da Água e das Oliveiras. Mais orientações foram apresentadas principalmente na questão de atividades ligadas a conservação da natureza.


A turma ainda aprendeu a fazer um planejamento e elaborou um novo roteiro turístico para Maria da Fé. “Essa foi a proposto do curso de forma a valorizar a Serra da Mantiqueira e o artesanato local”, finaliza Gustavo.


Em Alagoa, o curso aconteceu nos dias 11 a 14 de dezembro. Nele, os 12 participantes tiveram a oportunidade de visitar as Trilhas das Araucárias e do Chapadão, ambas localizadas dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio, com o objetivo de praticar técnicas de condução de visitantes em ambientes naturais.


Durante os quatro dias de curso, a programação foi dividida entre atividades teóricas e práticas com o intuito de qualificar profissionais locais que já atuam ou pretendem atuar com o Turismo em Alagoa e região.


Houve também uma roda de conversa com a gerência do Parque para se compreender melhor como será o Programa de Credenciamento de Guias previsto para 2019. Como produto final do curso o grupo elaborou algumas propostas de novos roteiros de Turismo para Alagoa valorizando a integração da cultura do tropeirismo, da produção do queijo artesanal e das belezas naturais. Alagoa faz parte do Circuito Turístico das Terras Altas da Mantiqueira.


O Senar, também, está preparando para o ano que vem um programa de formação de Agentes de Turismo Rural na região da Serra do Papagaio, no Sul de Minas Gerais.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Minas Gerais (SENAR), ofertará entre os meses de fevereiro a julho de 2019, gratuitamente de 10 a 15 vagas.


Esta iniciativa tem por objetivo fortalecer o turismo no meio rural, preparando profissionais com visão do negócio turístico qualificados a participar de ações integradas nos Circuitos Turísticos das Terras Altas da Mantiqueira e das Águas.


O Programa é realizado através de seis encontros presenciais, sendo quatro deles com 40 horas semanais e outros dois com 32 horas semanais. Os temas serão relativos a Produtos e Serviços Turísticos; Segurança nas Atividades Turísticas; Condução de Turistas; Hospedagem e Atendimento ao Cliente; Meios de Alimentação e; Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos. Os locais dos encontros serão em espaços estratégicos que facilitem a hospedagem e alimentação dos participantes, como exemplo a sede do PESP (Fazenda Santa Rita/Baependi), a sede da APA Mantiqueira (Itamonte) e a escola Serra do Papagaio (Matutu/Aiuruoca).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG