01:34hs
Domigo, 22 de Setembro de 2019
Aiuruoca - Notícias
08/08/2018 09h30

Tradicional Festa da Cidade de Aiuruoca será realizada nos dias 11 e 12 de agosto

Moradores se reuniram e estão organizando uma grande festa para comemorar o aniversário da cidade

Por Mariana Menezes

Na edição do jornal de ontem (07/08) havíamos mencionado que, por falta de repasses financeiros do Governo do Estado de Minas Gerais, a tradicional festa da Cidade, que aconteceria entre os dias 10 a 14 de agosto, comemorando o aniversário de 312 anos de Aiuruoca havia sido cancelada. Porém, um gesto inesperado, solidário e generoso dos moradores da cidade mudou toda a programação.

Em um comunicado oficial o Prefeito Paulo Roberto Senador informou que a prefeitura teria que cancelar a festa, com a finalidade de reservar o recurso que seria usado para cobrir o não repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pelo Governo de Minas.

Nos últimos meses, o Governo parou de repassar aos Municípios, a cota parte do Fundeb, de R$ 347.071,99 (trezentos e quarenta e sete mil, setenta e um reais e noventa e nove centavos), que é destinado a pagar os professores e funcionários da educação. Diante disso, a prefeitura começou a usar o já escasso recurso próprio para cobrir as despesas. E, como não há previsão de regularização do pagamento pelo Governo, a administração achou melhor reservar o dinheiro para dar prioridade aos pagamentos e despesas do funcionalismo público.

O ato foi compreendido e apoiado pela população, mas também fez a mesma se organizar e solidarizar com o ocorrido.
Quem conta a reviravolta do evento é Marina Lopes Vieira, coordenadora da página Segredos de Aiuruoca. Assim que viu o comunicado ela pensou que a amada cidade não poderia ficar sem a tradicional festa, e nem sem comemorar o aniversário. Por isso, organizou e entrou em contato com vários moradores e instituições da cidade para eles mesmos organizarem uma festa solidária. E deu certo. Com a força e disponibilidade de todos os aiuruocanos a festa acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, com shows de artistas da cidade e região, mostrando um grande exemplo de superação e alegria para o público.
“Teremos shows com artistas que se apresentarão gratuitamente, restaurantes ajudarão com lanches, todos estão empenhados e dando o melhor. Não conseguiria fazer tudo sozinha, por isso nos unimos e vamos fazer acontecer uma festa ainda mais bonita e memorável para a cidade. Potencial e amor à cidade não falta entre os moradores. Vai ser uma grande festa para marcar a união do povo aiuruocano“, comemora Marina.


Além das apresentações, o evento ainda contará, no domingo, com a Feira da Agricultura familiar e artesanatos de Aiuruoca, uma missa às 19:00h e após um lançamento do filme “300 anos da Semana Santa”, na Igreja Matriz.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG