00:43hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Aiuruoca - Notícias
13/03/2014 18h01

Tradicional Carnaval Antecipado de Aiuruoca – O 1º do Brasil

Evento atraiu grande público e de vários estados do país.

As festividades do carnaval antecipado na cidade são as mais antigas do Brasil e completaram este ano 76 anos de muita folia e diversão. O evento aconteceu nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, na Avenida Coronel José Justiniano e Praça Monsenhor Nagel, atraindo um grande público da região e de vários estados do país como é de praxe todos anos.

E este ano contou com um número recorde de foliões dos últimos 12 anos e uma estrutura impecável com palco, trio elétrico e telões. Estiveram prestigiando o evento autoridades da região, entre elas o prefeito de Liberdade Massilon, acompanhado da primeira dama Lenir e o secretário Estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães.

A descontração dos foliões, as brincadeiras, as fantasias, o colorido e o brilho fizeram do carnaiuruoca mais uma festa muito especial. Foi um lindo encontro de gerações, onde todos puderam aproveitar com muita alegria, paz e segurança.

Na quinta-feira (20) aconteceu apresentação da Banda LG5, que animou a primeira noite de carnaval com muito estilo, som de qualidade e um ritmo contagiante que não deixou ninguém parado a noite toda.

Já na sexta-feira (21) os aiuruocanos e turistas contaram com um show de Ediana Maskaro no trio elétrico e Master Banda Show no palco principal, que empolgou e levou os foliões ao delírio.

No sábado (22) foi a vez das bandas Swingueira e Zullubaba que levantou o público com muita agitação até o dia amanhecer.

Encerrando as festividades do “Carnaiuruoca 2014”, no domingo (23) foi a vez da banda Empurra Aí, que fez o chão tremer. Os foliões adentraram a madrugada como se o carnaval ainda estivesse começando, e com a certeza que no próximo ano a magia continua. A realização foi da Prefeitura Municipal.

A Cidade

O nome Aiuruoca tem origem na língua indígena, que quer dizer “casa de papagaio”, “morada dos papagaios” ou “refúgio das araras”. Atualmente a cidade faz parte do circuito Terra Altas da Mantiqueira. Possui uma beleza natural exuberante cercada pela biodiversidade da mata atlântica. Tem inúmeras cachoeiras e diversas áreas de reservas ambiental, entre elas a do Matutú, que proporciona aos cidadãos e turistas esportes de aventuras como rapel, canyoning, escalada, tirolesa, rapel guiado, off-road, mountain bike, mini-rafting, rafting e boia cross. Um dos símbolos da sua beleza natural é o Pico do Papagaio, cartão postal da cidade e a montanha mais alta da região, a 2.300m de altitude. No Centro da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1726, exibe antigos altares de madeira, a linda praça e os casarões antigos que compõem o belíssimo cenário histórico da cidade.

O Carnaval Antecipado

Tudo começou quando o pároco Monsenhor Nagel considerou a festa do carnaval não apropriada para os princípios religiosos e morais da época, dando início a um período de orações e reflexões. Foi depois do cancelamento do carnaval oficial que um grupo de pessoas da cidade resolveu antecipar a festa, o que, aparentemente, descaracterizou como uma “festa de carnaval”, e em 1938 Aiuruoca realizou o primeiro carnaval antecipado do Brasil. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br