00:23hs
Terça Feira, 21 de Maio de 2019
Alagoa - Notícias
25/01/2012 16h37

Alagoa II Festival do Queijo de Alagoa começa a ser organizado

II Festival do Queijo de Alagoa começa a ser organizado

26 de Maio de 2012, esta é a data da terceira edição do Festival do Queijo e do Queijeiro de Alagoa. A data juntamente com outros assuntos referentes à organização do Festival foi definida hoje (12/jan) em reunião no Gabinete da Prefeitura de Alagoa.



Com o objetivo de definir a Comissão Organizadora do Festival do Queijo, a reunião também tratou novidades para este ano, que será comemorado o Cinquentenário de Alagoa.



Dia do Queijo e do Queijeiro – Para quem não sabe, todo quarto sábado de maio é o Dia do Queijo e do Queijeiro de Alagoa, instituído pela Lei Municipal nº828/2010, que visa valorizar o produto da terra (ou melhor do leite) e reconhecer os alagoenses que vivem da pecuária, ramo importante na economia de Alagoa.



Edições Anteriores
– O primeiro festival aconteceu no 4º sábado de 2010, e foi um sucesso! Como caiu no gosto de todos, a segunda edição em 2011 foi ainda melhor, com touro mecânico, palestra motivacional, sorteio de brindes e outras atividades voltadas para o produtor rural.



Novidades – Neste ano estão confirmados o Show Sertanejo, do touro mecânico e a palestra motivacional. Além do Prêmio Queijeiro do Ano, será concedida a Comenda Paschoal Poppa e a Comenda Gumercindo Ferreira Pinto.

 

 

Paschoal Poppa foi o italiano que mudou-se para Alagoa, há 100 anos, e foi pioneiro na concepção do Queijo de Alagoa, difundindo o feitio entre os alagoenses. A comenda visa homenagear algum queijeiro que já tenha se aposentado no ofício.



Gumercindo Ferreira Pinto foi outra figura importantíssima na história do Queijo em Alagoa, ele foi sócio do Paschoal Poppa e juntos tocaram laticínios e movimentaram a cadeia leiteira/queijeira de Alagoa. A comenda, que leva seu nome, tem o propósito de homenagem algum jovem que está envolvido diretamente no meio queijeiro e produzindo o Queijo de Alagoa.



Outra novidade será o “Concurso: O Maior Queijo de Alagoa”. Geralmente, as maiores peças produzidas em Alagoa chegam a 5kg. Mas este Concurso é um desafio para os queijeiros. Será premiado o queijeiro que fizer o maior e mais pesado queijo de Alagoa. O edital do Concurso será publicado e amplamente divulgado na zona rural.



Coleta dos queijos – Os queijos que participarão do Festival serão coletados durante a semana do dia 07 a 11 de Maio. Como de costume, uma peça será vendida e os recursos doados ao Hospital de Alagoa, e a outra peça é partida para degustação no dia do evento.



Torneio de Fazendas – Durante o Festival também será feita a premiação do Torneio de Fazendas, que está programado para a semana que antecede a festa do Queijo.



Patrocínio
– Empresas, comércios e instituições interessadas em patrocinar o III Festival do Queijo deverão entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail prefeitura@alagoa.mg.gov.br e garantir espaço neste evento, que a cada ano que passa está conquistando um público maior, inclusive de cidades vizinhas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG