12:35hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Alagoa - Notícias
24/02/2011 09h09

Alagoa Presença do governo de Minas é fundamental na reconstrução de Alagoa

Alagoa: Presença do governo de Minas é fundamental na reconstrução de Alagoa
Detalhe da visita do governador Antônio Anastasia em Alagoa. Ao lado do prefeito Tiãozinho, Anastasia visitou os principais pontos da cidade

Detalhe da visita do governador Antônio Anastasia em Alagoa. Ao lado do prefeito Tiãozinho, Anastasia visitou os principais pontos da cidade

A presença do governo do Estado de Minas Gerais na reconstrução de Alagoa é notória, bem como, imprescindível e essencial para recuperar a normalidade no município, assolado pelas chuvas em 12 de janeiro de 2011.


Logo em seguida, no dia 15 de janeiro, o governador Anastasia veio em Alagoa conferir de perto os estragos das chuvas e declarar oficialmente ao município o apoio do governo Estadual. Em sua companhia estava o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, e o coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. Martins.


Por vários dias uma equipe da Coordenação Estadual de Defesa Civil – CEDEC – permaneceu em Alagoa, inclusive o Ten. Cel. Eduardo Costa Reis, secretário executivo de Defesa Civil. A permanência da equipe em Alagoa, inclusive posto de comando montado em Alagoa, resultou na realização da Avaliação de Danos (AVADAN) e no gerenciamento de ações de resposta ao desastre.


A presidente Dilma atendeu pedido do governador Anastasia e cedeu o Exército Brasileiro para desobstruir a estrada intermunicipal Alagoa x Aiuruoca, enquanto o DER/MG iniciava a desobstrução da rodovia estadual Alagoa x Itamonte.


Muitos chegaram a pensar que demoraria 6 meses para voltar o acesso por Itamonte, mas em 18 dias o maquinário do DER/MG liberou o acesso, o que atraiu uma multidão de alagoenses espantados pela agilidade e rapidez.


O governador Anastasia garantiu 36 milhões de reais para concluir o asfalto deste trecho (Alagoa x Itamonte) através de recursos estaduais do ProAcesso. O DER/MG colocou cascalho nos 17 km não asfaltados e duas equipes de topografia estão colhendo novas informações do trecho.


Na Cidade Administrativa (BH) foi montado um comitê intergestor com a participação e integração da CEDEC, SEDRU, SEMAD, SEAPA, EMATER, RURAL MINAS e DER/MG. Alagoa recebeu o primeiro atendimento desta equipe já no dia 24 de Janeiro.


Resultado desta articulação, a Prefeitura de Alagoa assinou convênio com o DER/MG, que assumiu a execução da recuperação das estradas vicinais de Alagoa. Maquinários do DER/MG e da prefeitura estão trabalhando a todo vapor para deixar as estradas transitáveis e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos alagoenses.


A Rural Minas assumiu o desassoreamento do ribeirão Vermelho. Uma equipe de engenheiros já estiveram no município fazendo um estudo, levantamento e planejamento para iniciarem o trabalho. Enquanto isso a Prefeitura de Alagoa está providenciando a licença ambiental para o serviço prosseguir sem problemas. Além disso, a Rural Minas cedeu um trator de esteira para apoiar a desobstrução das estradas.


A Emater e a Seapa são os primeiros patrocinadores oficiais do II Festival do Queijo e do Queijeiro, uma realização da Prefeitura de Alagoa para fomentar a produção do queijo e valorizar os queijeiros. Como as chuvas assolaram muito a zona rural de Alagoa a intenção e desenvolver ações para apoiar, incentivar e motivar os produtores rurais.


E uma das melhores noticias chegou por meio de um ofício do governador Anastasia liberando 2,1milhões de reais, suficientes para o DER/MG construir e recuperar pontes e estradas vicinais.


“Somos agradecidos ao Governador Anastasia e toda sua equipe por tudo que estão fazendo por Alagoa” diz o prefeito Tiãozinho em reunião com o deputado Thiago Ulisses, que visitou o município de Alagoa no dia 20 de fevereiro.


“Sozinhos não conseguiríamos nada. A presença do Governo do Estado de Minas em Alagoa tem feito a diferença” alega o coordenador municipal de Defesa Civil, Osvaldo Filho.

 

fonte: Osvaldo Filho – Asses. de Imprensa da Prefeitura de Alagoa



PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br