01:22hs
Segunda Feira, 20 de Setembro de 2021
Andrelândia
11/09/2021 16h13

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

De volta aos trilhos do desenvolvimento do turismo sustentável regional

Cartões Postais de Passa Vinte e Carvalhos

No coração da Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1000 metros e com um clima ameno durante todo o ano. Regada por belas cachoeiras de águas cristalinas, bosques de matas nativas, trilhas que avançam pelo coração de exuberantes florestas, serras e montanhas, um santuário que abriga imensa variedade de animais silvestres, pássaros raros e uma flora e fauna inigualável, é que você redescobre a magia e o encantamento de um lugar simplesmente inusitado, a região do “Circuito das Montanhas Mágicas da Mantiqueira”. Localizado entre as montanhas do Sul das Minas Gerais, o Circuito abrange atualmente seis municípios: Andrelândia, Carvalhos, Liberdade, Minduri, Passa Vinte e Seritinga.
O Circuito é convite ao deslumbre de vivenciar o despertar de uma sensibilidade ímpar ao praticar o turismo consciente e sustentável para quem busca cultura, ecologia, aventuras, esportes radicais, gastronomia, religiosidade, bem-estar, o exoterismo, observação de pássaros, entre outras atividades. Tudo em uma só região, as “Montanhas Mágicas da Mantiqueira”.

Cartões Postais de Andrelândia, Seritinga, Minduri e Passa Vinte

Sua história

Criado no ano de 1995 como Circuito dos Queijos e das Montanhas, passou a se chamar Montanhas Mágicas da Mantiqueira em 2001, quando foi oficialmente constituído como uma associação de desenvolvimento regional, em atendimento ao chamado da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, que havia sido criada recentemente, para promover a implantação de um projeto estruturador do turismo em Minas. Este processo na região foi coordenado por Márcio Muniz, Diretor do Jornal Correio do Papagaio, e Edimir Geraldo Silva, então prefeito de Minduri. Durante dez anos esta associação se manteve ativa e participativa do processo de discussão, normatização e implementação das diretrizes da política de desenvolvimento turístico do estado, através das oficinas de planejamentos realizadas em todas as Macros e Micros Regiões do Estado.
Entretanto, por volta do ano de 2010, as atividades da associação foram paralisadas devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios mineiros.

Encontros regionais em Minduri, Carvalhos e Passa Vinte

Sua reativação

Em 2020, iniciou-se a discussão sobre a necessidade e viabilidade da reativação dos trabalhos da Associação de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira e mais uma vez, sobre a coordenação de Márcio Muniz, a convite do atual prefeito de Andrelândia, e ex-presidente da associação, Francisco Carlos Rivelli, e com o apoio de seu Secretário de Turismo, Guilherme Rezende Landim.
No mês de julho deste ano, foram convocados para a primeira reunião da Associação os prefeitos dos municípios da Microrregião de Andrelândia que haviam feito parte do circuito na época de sua criação. O encontro foi um primeiro passo para a retomada conjunta do Montanhas Mágicas, onde foi possível identificar os municípios que não estavam associados a outros Circuitos Turísticos para integrarem novamente ao Montanhas Mágicas da Mantiqueira e passarem pelo processo de Certificação do Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, junto à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado.

Visita pelas Diretorias Administrativa e Executiva

aos prefeitos dos municípios de Carvalhos,

Seritinga, Liberdade, Serranos, Santana do Garambeu

Piedade do Rio Grande e Madre de Deus de Minas

Agência de Desenvolvimento Regional

Além do trabalho de desenvolvimento turístico, coordenado pelo Circuito, durante as reuniões com as demais cidades, foi identificada a necessidade da realização de um trabalho amplo de desenvolvimento da macrorregião, em aspectos que vão além do turismo.
Com isso, uma nova associação tem se formado e deverá contemplar cerca de 20 municípios, uma ADR - Agência de Desenvolvimento Regional, que terá como principal atividade a promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável da região, atraindo investidores e promovendo geração de emprego e renda aos municípios integrantes. A ADR já conta com a confirmação de participação de onze municípios, que são as seis citados acima, mais Arantina, Bom Jardim de Minas, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande e Santana do Garambéu.
O grupo formado entre as cidades pretende também instalar uma agência do Convention & Visitors Bureau regional, para atender às necessidades dos empresários ligados ao trade turístico. O CVB é uma entidade reconhecida mundialmente na atuação do fomento da atividade econômica do turismo, atraindo negócios, agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos das cidades e da região, aumentando assim o fluxo de turistas. Além disso, a agência tem como objetivo funcionar como uma ponte entre os cinco Circuitos Turísticos da região: Circuito das Águas, Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Terras Altas da Mantiqueira, Trilha dos Inconfidentes e Serras de Ibitipoca.
O grupo encontra-se em constante processo de trabalho e pretende em breve trazer novidades para a região através de parcerias com SEDE, SECULT, INDI, FIEMG, SEBRAE, SENAR, SENAC, EMATER, com as prefeituras e com a iniciativa privada.

Reuniões online e visitas da equipe técnica em Minduri, Seritinga e Carvalhos

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG