02:55hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
06/10/2011 21h10

Andrelândia Dicas para conservar seu banheiro

Dicas para conservar seu banheiro

O banheiro faz parte da área molhada da sua casa, os problemas mais comuns que os mesmos apresentam estão relacionados com a água. A presença da água é necessária no ambiente, logo, são de extrema importância alguns cuidados para que ela não danifique as peças que compõem o banheiro.


A primeira decisão importante é na escolha dos materiais no período em que se vai construir ou reformar tal peça. Uma boa impermeabilização antes da colocação do piso e do revestimento evita problemas de umidade com os ambientes vizinhos, nas instalações recomenda-se investir em tubos e conexões de qualidade, uma vez que esse tipo de material representa somente 3% do valor total da obra, além disso, a vedação entre os tubos e as conexões tem que ser bem feitas, para que não exista nenhum ponto frágil onde a água possa vir a se infiltrar. Com relação ao material, cabe lembrar que para cada tipo de piso e de revestimento existe uma argamassa específica para o assentamento, converse com o vendedor da loja de material de construção de sua preferência para fazer a compra da argamassa certa. Outra dica importante é fazer o rejuntamento do piso e do revestimento somente 72 horas após o assentamento dos mesmos, para que a argamassa seque totalmente e a água desta não infiltre no rejuntamento.


Existe uma infinidade de louças e metais sanitários, de todos os tipos, todos os preços e para todos os gostos. Não se deixe influenciar pelo valor da peça, lembre que vale a pena pensar no custo benefício, pois, uma compra equivocada pode fazer com que as instalações necessitem de manutenção num tempo muito menor do que se fosse utilizado material de melhor qualidade.


Fique sempre atento aos vazamentos do banheiro, podem ocorrer nos registros, nos ralos, na válvula de descarga, na torneira da pia e no chuveiro. Problemas com umidade são bastante sérios na construção, quando o problema aparecer busque ajuda profissional para solucioná-los o mais rápido possível, muitas vezes a solução é bastante simples e não envolve o quebra-quebra que evitamos nas nossas casas.


É bastante comum a utilização do armário de madeira no banheiro, muitas pessoas reclamam que o móvel “estufa”. Esse tipo de móvel é feito com madeira compensada ou por placas de filetes de madeira colados, que ao entrar em contato com a água expandem, pois a água se incorpora na estrutura do móvel. Para evitar esse tipo de situação existem diversas opções: você pode optar que o móvel seja feito de compensado naval, bastante resistente à água; um projeto bem feito do tampo de mármore e da cuba da pia utilizado, evitando que o caminho da água se direcione para o móvel e cuidado especial na hora de limpar o banheiro, evitando respingos de água no móvel e também na porta do banheiro.


É muito comum que o banheiro fique mais úmido, já que tomamos mais banhos mornos ou frios, principalmente em estações mais quentes, aumentando a quantidade do vapor de água dentro do ambiente. Não esqueça que a água condensa, ou seja, ao entrar em contato com a temperatura ambiente o vapor, mesmo que com pouca temperatura, vira líquido, umidificando todo o banheiro. Para evitar esse tipo de problema, logo após o banho abra a janela e a porta do banheiro e deixe o vento circular, pois ele distribuirá a umidade concentrada no banheiro pelos cômodos da casa e depois se dissipando no ambiente externo.


Não tenha medo! Siga as dicas e mantenha seu banheiro sempre em bom funcionamento. Analise as novas tendências em pisos e revestimentos e em louças e metais sanitários e modernize seu banheiro. Se precisar de alguma ajuda ou dica entre em contato, será um prazer atendê-los.

por Bárbara Andrade, arquiteta e urbanista, de Andrelândia/MG. Tel. (35) 9141-2981

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br