13:39hs
Terça Feira, 25 de Junho de 2019
Andrelândia - Notícias
24/02/2011 10h42

Andrelândia Funcionários da Prefeitura de Andrelândia morrem em soterramento

Andrelândia: Funcionários da Prefeitura de Andrelândia morrem em soterramento

 O desmoronamento de um barranco provocou a morte de dois funcionários da Prefeitura de Andrelândia, no último dia 21. Sebastião Teixeira da Silva (63), que iria se aposentar ano que vem, e Luizete Mariano (55) trabalhavam na abertura de um canal de esgoto no bairro Cohab quando, por volta das 15h30, foram surpreendidos por um deslizamento de terra.

 

Segundo informações fornecidas pelo Cap. PM Julio Cesar Divino Junior, comandante da 140ª Cia PM, a equipe da Polícia Militar foi a primeira a chegar no local para prestar os primeiros socorros, mas encontrou os dois funcionários soterrados e já sem vida, devido à violência do deslizamento e grande quantidade de terra. Imediatamente foi acionada uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Lourenço e os trabalhos de resgate estenderam-se até por volta das 22h.


Ainda de acordo com a PM, a Polícia Civil deverá abrir inquérito para posteriormente – com base nos resultados da perícia e dos boletins da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – instalar processo para apurar as responsabilidades.


 

Segurança preventiva evita acidentes

 

De acordo com Marcelo Tacitano e Lie Tjiap Liung, em seu trabalho Segurança em Serviços de Escavação de Valas, “Nos trabalhos realizados em valas ocorrem, com freqüência, acidentes graves e fatais devido principalmente a  deslizamentos de terra com conseqüentes soterramentos. Por isto, é necessário adotar medidas que garantam a segurança dos trabalhadores, levando em conta, principalmente, o conjunto de esforços sobre as contenções.”


Segundo Marcelo Beledeli, do Jornal do Comércio, “apenas de 2007 a 2008 – último ano com dados recolhidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – as notificações de acidentes no desempenho das funções cresceram 13,4%, passando de 659.523 registros para 747.663, segundo informações do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, publicação conjunta dos ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego. Historicamente, os registros de acidentes de trabalho vinham caindo de forma gradual a partir de 1975, quando atingiram seu maior índice (1.916.187 acidentes). Entretanto, esta redução foi estancada em 2001, quando o total foi o menor registrado, com 340.251 acidentes. A partir de então, as ocorrências voltaram a subir.”


Segundo especialistas em segurança do trabalho, quedas e soterramentos estão entre os casos mais freqüentes de acidentes. Dentre as principais causas desses acidentes estão não seguir as regras de segurança e não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma inadequada.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG