04:42hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
26/01/2012 14h53

Andrelândia Fundação Guairá comemora 30 anos

Fundação Guairá comemora 30 anos

Artesanato Guairá - Local Sobrado Barão do cabo Verde

Artesanato produzido por alunos da Fundação em exposição no Sobrado Barão do Cabo Verde

 

Trazendo o slogan ‘Terra sem Males’ (‘guairá’, em tupi-guarani), a Fundação Guairá, instituída em 1983, sediada na cidade de Andrelândia, tem como princípios para sua atuação o respeito à vida, a responsabilidade social e ambiental e a valorização de iniciativas voltadas para a sustentabilidade, cooperação e cidadania. Hoje distribui suas atividades em seis áreas de atuação - ou “pilares”: educação, sociocultural, turismo, rural, sustentabilidade e saúde. A Fundação já recebeu, por seu trabalho, o reconhecimento como entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Os projetos são realizados com recursos da própria Fundação, através de doações, convênios e parcerias com empresas e instituições e incentivos estabelecidos pela legislação.
Nas comemorações dos seus 30 anos, a Fundação preparou uma programação que envolveu a comunidade, parceiros, alunos e muitos simpatizantes.

 

No dia 1° de dezembro, no Centro Educacional Guairá, aconteceu o café da manhã, com sucos e frutas oferecidos aos presentes. Às 15:00h, a Campanha de Alimentos arrecadou cestas para famílias carentes - posteriormente doadas,  tarefa que ficou a cargo dos alunos que participaram da gincana cultural.


A Gincana Cultural foi um evento com várias atividades, como elaboração de redações, pesquisas e entrevistas realizadas pelos alunos na cidade de Andrelândia para ampliar conhecimentos e divulgar ações.


No dia 2, no Sobrado Barão do Cabo Verde, de 16:00h às 19:00h, houve o Café Mineiro, onde constaram do cardápio as tradicionais quitandas, o café e chocolate, servidos ao som do violão de Yug Werneck, com música popular brasileira. Às 19:30h, o pianista Lucas Soares Nogueira interpretou peças de Johann Sabastian Bach, Franz Liszt e Frédéric Chopin.


No dia 3, data da comemoração de aniversário da Fundação, na Comunidade Guairá e Pousada dos Querubins, aconteceu, às 10:00h, uma missa na capela de bambu da Pousada, celebrada pelo pároco Pe. Domingos, com acompanhamento do Coral Guairá. Às 11:00h foi feita uma caminhada pelas terras da Comunidade Guairá até à Tenda, onde houve um lanche compartilhado com todos em um pic-nic muito descontraído, além da apresentação do Coral Guairá, cantando músicas populares; plantio de mudas de árvores, dança da gratidão – uma celebração indígena que envolveu num grande círculo todos os presentes – e depois um churrasco e cerveja, ao som de muita música, até às 20:00h.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br