06:43hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Andrelândia - Notícias
30/10/2012 17h07

Andrelândia Personagens que fazem parte da Nossa História - FRANCISCO PASCOAL DE ARAÚJO

Personagens que fazem parte da Nossa História - FRANCISCO PASCOAL DE ARAÚJO

 

Francisco Pascoal de Araújo nasceu na Fazenda do Retiro dos Dois Irmãos, município de Madre de Deus de Minas, no dia 14 de janeiro de 1925 e faleceu em Andrelândia, no dia 15 de dezembro de 1993. Terceiro dos doze filhos de Francisco Bernardino de Araújo e Maria da Conceição Carvalho, iniciou seus estudos em Madre de Deus de Minas, depois, em São Vicente de Minas. Em seguida, foi para o internato em São João Del Rei, depois para Juiz de Fora, e, finalmente, Belo Horizonte, bacharelando-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Casou-se com Nair Azevedo de Araújo, em Andrelândia, e tiveram seis filhos: Francisco Pascoal, Raquel, Nair, Lucília, Ênio e Thaís.

Consciente de sua vocação, desde cedo, Francisco Pascoal foi um aluno aplicado e um trabalhador dedicado, iniciando sua vida profissional como advogado e professor, tornando-se muito conhecido e respeitado, principalmente, em decorrência de seu discernimento, seu profundo conhecimento das leis e das letras, além de ser dono de uma oratória impecável. Ingressando no Ministério Público, foi Promotor Adjunto por algum tempo em Andrelândia, até ser nomeado para a Comarca de Itumirim. De lá foi para a Comarca de Aiuruóca e, finalmente, para Andrelândia, onde permaneceu por 26 anos, Após esse tempo, foi transferido para a Comarca de Itabira, aposentando-se imediatamente.

Durante muitos anos, Francisco Pascoal foi, também, professor de língua portuguesa e literatura, tendo lecionado nos extintos Colégio São Boaventura, dos freis franciscanos e Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, das irmãs sacramentinas. Seus ex-alunos, hoje, espalhados por várias cidades do Brasil, lembram-se orgulhosos das aulas fecundas desse mestre apaixonado pela língua nacional. Como professor, ativou os movimentos culturais e grêmios escolares, animou muitas festividades com seus casos engraçados, peças cômicas e poemas jocosos, apropriados a cada situação. Desenvolvia com facilidade quaisquer atividades de palco, devido a sua indiscutível cultura, criatividade, facilidade de improvisação e domínio de público, mesmo que não tenha feito curso específico nem tenha se dedicado tanto a essa variante artística.

Apesar de seu reconhecido potencial literário, Francisco Pascoal, influenciado pelos meios acadêmicos, publicou um livro de poesias, intitulado “A Música do Sangue”, quando ainda tinha 25 anos de idade, embora tenha deixado muitas composições poéticas inéditas, prontas para publicação, e algumas inacabadas. Foi também um típico cronista mineiro, ou seja, um contador de “causos”. Fazia do seu ambiente de trabalho e dos momentos de lazer um campo de observação e coleta, anotando os fatos engraçados, narrados por amigos conterrâneos ou presenciados por ele mesmo. Transformava os trejeitos, os falares, os cacoetes e outras características particulares dos cidadãos comuns em atitudes especiais de personagens inéditos, vivendo situações inusitadas. Com esse material, escreveu diversas crônicas, que não chegou a publicar, cujo título sugestivo seria “Os Homens de Terno Cáqui”, retratando, com incomparável espirituosidade e arte, fatos ocorridos com alguns cidadãos madredenses típicos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG