17:39hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
29/03/2012 15h00

Andrelândia Personagens que fazem parte da Nossa História - Padre Jaime

Personagens que fazem parte da Nossa História - Padre Jaime

 


Jaime Salgado Pereira


adre Jaime Salgado Pereira nasceu em Andrelândia, na localidade chamada Turvo, no dia 11 de janeiro de 1919.  Filho de José Gustavo Pereira e de Letícia Salgado Pereira, começou seus estudos na mesma cidade, indo, a seguir, para o Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora, e em seguida para o Seminário São José, em Mariana, onde terminou os estudos.

 

Ordenado em 28 de fevereiro de 1943, celebrou sua primeira missa na Igreja Matriz de Andrelândia, no dia oito de dezembro, voltando para Juiz de Fora, onde trabalhou até 1948. Nesse ano assumiu a paróquia de Andrelândia até 1978. Desta data, até 28 de abril de 1990, foi vigário paroquial durante o paroquiato do Padre José Tibúrcio do Nascimento.

 

Com a morte do Pe. Tibúrcio reassumiu a paróquia até 1995, quando faleceu no dia 13 de agosto.

 

Foi professor de Filosofia e Psicologia e, após bacharelar-se, obteve o título de Mestre em Direito Público, através da tese “As Idéias Políticas da Democracia Cristã”, tornando-se também professor da Faculdade de Advocacia.

 

Foi prefeito na gestão de 31de janeiro de 1951 e 30 de janeiro de 1955 e teve como marcos importantes de sua administração a construção da ponte de cimento sobre o córrego, na saída para São Vicente de Minas, o início do paredão da Avenida José Bernardino, acima da ferrovia; o calçamento da Praça da Matriz em paralelepípedos, a remodelação do jardim na parte superior da Avenida Getúlio Vargas, a instalação do prédio dos Correios e Telégrafos, a construção de um novo prédio para o Posto de Saúde e a criação do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, ainda em vigor.

 

Padre Jaime está sepultado na capela lateral direita da Igreja Matriz, ao lado do altar de Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem, encomendada por ele e trazida para Andrelândia em 1954, é uma réplica perfeita da original portuguesa da cidade de Fátima.

(ALMEIDA, Paulo Cesar de. Andrelândia no Século XX – Edição do autor. Rio de Janeiro, 2006. Pág. 76).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br