09:26hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Andrelândia - Notícias
21/05/2021 20h41

Andrelândia participa de Semana Nacional dos Museus

“O amanhã não existe ainda”, a frase do poeta pernambucano José da Muribeca nos faz refletir sobre o amanhã que construímos neste eterno agora

“O amanhã não existe ainda”, a frase do poeta pernambucano José da Muribeca nos faz refletir sobre o amanhã que construímos neste eterno agora, nos faz refletir sobre o que estamos plantando, e se afinal, vamos colher algo, e se ainda estaremos vivos para a colheita.

Assim, a partir dessas reflexões temporais, a Secretaria de Cultura de Andrelândia realizou o evento internacional da Semana dos Museus. O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. Esse ano o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Foram cinco dias de palestras, encontros formadores e questionamentos. Na palestra de abertura o tema foi Patrimônio, Memórias e Reminiscências, com o Secretário de Cultura Guilherme Landim e a arquiteta Yasmim Nogueira, buscando ressaltar os aspectos de memória em Andrelândia, valorizando o patrimônio e nossa relação com esses bens materiais e imateriais. Nos dias 17,19 e 21 de Maio foi realizada a oficina Poéticas Visuais: Narrativas de Si, voltada para professores e educandos da Escola Visconde de Arantes, em parceria com a professora de Sociologia, Laís Oliveira e as bibliotecárias da escola. Os encontros proporcionaram debates sobre como se narrar, inquietações sobre a imagem dos jovens, por meio da palavra escrita, das artes gráficas, da fotografia, do cinema e dos sonhos.

As atividades propostas foram postadas nas redes com as hasttags do evento #SEMANADOSMUSEUS. Outro encontro proposto na programação foi a visita guiada da equipe da Secult a patrimônios tombados e em processo de restauro, discutindo e trazendo reflexões sobre esse trabalho. Ademais, para encerrar a programação, foi feito o encontro Plantar, Regar, Colher, com a equipe de jardinagem da prefeitura de Andrelândia, a qual participou de dinâmicas de trabalho, discussões sobre o jardim, além de uma roda de conversa virtual com um dos atores do Grupo teatral Ponto de Partida, que cuida do jardim do grupo e tem formação com a equipe de jardinagem do Museu Inhotim. Segundo o Secretário de Cultura: “Este evento teve uma participação de poucas pessoas, mas temos certeza absoluta que tudo o que foi dito e plantado aqui, terá muitos frutos, na mente das pessoas, na relação delas com o entorno, e até mesmo com o tempo. Afinal, o papel da Cultura não é superficial, nosso papel é tocar no âmago das pessoas e assim, podemos refletir juntos sobre nosso passado, nosso presente e assim colher um novo futuro”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG