11:14hs
Sexta Feira, 20 de Setembro de 2019
Andrelândia - Notícias
01/02/2018 10h58

Andrelândia recebe novamente o Castramóvel

Desta vez a prioridade foi a castração de fêmeas

Nos dias 16 e 17 deste mês, o município de Andrelândia recebeu pela segunda vez a Unidade Básica de Saúde Animal da AMPAR/CIMPAR, também conhecida como Castramóvel. No total, foram castrados 69 animais, entre cães e gatos, sendo 66 fêmeas. O projeto da Prefeitura Municipal contou com o apoio da Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia).
Desta vez, a prioridade foi a castração de fêmeas, que além de impedir a reprodução, inibindo um aumento expressivo de animais; evita também o risco de tumores de mama. “Hoje em dia a tendência mundial é a castração para o controle populacional destes animais. Pois nos abrigos, além dos animais ficarem estressados, eles continuam se reproduzindo, sem falar no gasto imenso para a manutenção dos abrigos”, explica a diretora-presidente da Apamia, Celina Pieroni de Azevedo Rezende.
Celina destaca ainda que os seres humanos têm uma responsabilidade para com os cães, uma vez que a espécie canina não existe naturalmente na natureza, pois foi desenvolvida pelo homem, a partir dos lobos. “Como nós criamos está espécie, nós também a protegemos, fazendo com que os cães não tenham um predador natural. Daí então a multiplicação indiscriminada”.
A Prefeitura de Andrelândia segue com o programa do Castramóvel, com a previsão de retorno no mês de março. Quem quiser fazer o agendamento para a castração deve ligar para o telefone (35) 99207-6829.
Os municípios da região que quiserem levar o Castramóvel para a sua cidade, devem fazer contato com a Apamia, para saber os procedimentos que devem ser realizados.
Castramóvel
A Unidade Básica de Saúde Animal (Castramóvel) da Ampar funciona em um container equipado com sala de recepção, preparo dos animais, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Todos os setores são devidamente dimensionados e alocados a fim de proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.
Apamia
A Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia) é formada por voluntários de Andrelândia. Fundada em 1953, a associação sem fins lucrativos, realiza um trabalho social com a população de Andrelândia e também com os animais de rua.
A Apamia desenvolve diversas ações, como o Projeto Cão Comunitário, que visa proporcionar bem-estar e saúde aos animais de rua, e apoio para as pessoas que acolhem estes animais.
As atividades incluem desde castração, campanhas de vacinação, casinhas de abrigo e comedouros e bebedouros públicos.
Quem quiser ajudar a Apamia pode entrar em contato com a associação através da página oficial no Facebook.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG