16:18hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
13/08/2010 10h57

Fundação Guairá promove palestra com May East

Fundação Guairá promove palestra com May East

A educadora e consultora para sustentabilidade May East, – diretora do Gaia Education, programa vinculado à ONU que divulga o conceito de urbanismo sustentável –, estará em Andrelândia, no próximo dia 27 de julho, no colégio das Irmãs Sacramentinas, para participar de um encontro onde estará divulgando o projeto Transition Towns (Cidades em Transição).

Desde que foi criado, há pouco mais de três anos, o movimento gerou mais de oito mil iniciativas de transição e 180 cidades, oficialmente reconhecidas, em vários países.

A palestra oferecerá uma introdução detalhada, estimulando as habilidades necessárias para se iniciar um projeto de Transição.

 

Sobre o Transition Towns

O movimento das Cidades em Transição foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas – tanto econômicas como ecológicas.

As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para enfrentar duas questões emergentes que já começam a se fazer sentir: as mudanças climáticas e o pico do petróleo.

 

Como funciona na prática?

Em encontros comunitários, busca-se entender a dinâmica da cidade ou do bairro no consumo diário de energia e recursos. Um exemplo é a alimentação, priorizando-se a produção local e a compra em estabelecimentos regionais, o que ainda fortalece a economia local. Priorizam-se transportes coletivos e ciclovias em lugar de carros com apenas uma pessoa.

 

Como as pessoas podem se engajar?

Basta um pequeno grupo para começar a mobilizar tantas outras para projetar como é a cidade em que eles querem morar daqui a alguns anos. Já há grupos em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro, e a primeira cidade em transição oficial no Brasil fica no Espírito Santo.

 

O Mundo esta mudando!

Seja um ator, não um espectador. Adiar a ação não pode ser mais a solução...

Movimente-se!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br