07:06hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
07/08/2020 12h02

JOVENS DE ANDRELÂNDIA CRIAM CLUBE DE LEITURA ONLINE

Durante a pandemia a Secretaria de Cultura de Andrelândia lançou um Clube Literário online (Sinhá Costureira). Além disso, a SECULT promoveu vários outros projetos envolvendo o universo da leitura em parceria com escolas, ONG Recode, Fundação Guairá e outras instituições para o desenvolvimento de contações de histórias musicalizadas, saraus online, videopoesias, formação de uma rede de bibliotecários, além do projeto Literatura Delivery. Recentemente, procurados por um grupo de jovens da Escola José Bernardino Alves, montaram o clube de leitura infanto-juvenil SERELEPE, no qual, são lidos coletivamente textos de Ruth Rocha, Cecília Meirelles, Ziraldo, dentre outros autores brasileiros.


Maria Eduarda Salomão, de 10 anos, estudante da Escola José Bernardino Alves é uma das organizadoras do grupo. Ela procurou livros na Biblioteca Municipal Professora Lêda Rodrigues por meio do projeto literatura delivery, no qual as pessoas pediam por whatsapp e recebiam em casa. Porém, como este projeto estava parado devido ao aumento de casos de covid-19, Maria Eduarda foi insistente em propor algo diferente envolvendo literatura e conversando com a equipe da secretaria de cultura, surgiu a ideia de montarem um novo grupo de leituras, para o público infanto-juvenil, dessa forma surgiu o grupo do whatsapp SERELEPE, no qual cerca de 10 jovens se encontram todas as sextas, pelo google meet, às 10h para lerem juntos, cada um lendo um trecho de histórias curtas, aos poucos vão comentando a leitura e analisando os textos, assim, aprendem uns com os outros, mesmo tendo um mediador.


Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Landim, trata-se de uma “forma lúdica, criativa e inteligente de potencializar a palavra escrita. É nítido como esses jovens estão sedentos por novas leituras de mundo. São curiosos e muito sagazes, serelepes, eu diria, só lhes falta motivação para novos saberes. Mas essa motivação deve surgir de vários lados, dos professores, das bibliotecárias, dos colegas, dos pais, irmãos, temos que viralizar a leitura, temos que espalhar livros pra todo canto, isso não deve ser apenas uma política pública, como o fazem na Colômbia, mas deve ser também um estilo de vida, que deve vir de dentro. Sempre carreguei livros comigo, na bolsa, nas filas, nas viagens, espalhados pela casa, em todo lugar, e isso me formou como gente, já que penso que a leitura seja fundamental para libertar as mentes do aprisionamento abissal em que nossa sociedade se encontra. Resta, portanto, a essa nova geração, a esses seres inquietos, ter/buscar o encantamento das palavras, para que brote um novo mundo, mais inventivo, mais bonito, mais leve e poético”.


Juntamente ao clube de leitura surgiu a página no Instagram @eu_indico_livro na qual as pessoas mandam vídeos de relatos sobre indicações de livros interessantes. Envie também o seu! Importante ressaltar que o clube de leitura Serelepe é aberto a todos os jovens de 10 a 12 anos, abertos. Para outras informações sobre o Clube de Leitura e projetos artístico-culturais em Andrelândia e região, entrem em contato com a SECULT/Andrelândia por meio do whatsapp 35 3325-2729.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br