16:22hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Andrelândia - Notícias
29/01/2015 15h13

Município de Andrelândia Comemora o Dia de São Sebastião

Missa, procissão e leilão marcaram as comemorações do Glorioso Mártir.

São Sebastião, considerado o Glorioso Mártir, protetor contra os males da peste, da fome e da guerra, tem seu dia comemorado em 20 de Janeiro.

Neste ano, do dia 11 a 19 de janeiro, às 19:00h, houve missa e novena na Matriz da cidade, que reuniu um grande número de fiéis.

No dia 20 aconteceu a programação em homenagem ao Mártir. Às 6 da manhã, a Alvorada Festiva, conduzida pela Corporação Musical São Pio X, deu início às comemorações. Às 08:00h foi realizada a santa missa na Igreja Matriz, e ao meio dia ocorreu o repique dos sinos.

Um concorrido leilão de gado aconteceu às 13:00h no Parque de Exposições.

Às 7 da noite a procissão em honra ao glorioso Mártir São Sebastião e a Missa Solene em intenção dos festeiros, procuradores, doadores e arrematadores tomou conta das principais ruas de Andrelândia, e em seguida um animado leilão de prendas teve lugar na praça da Matriz.

As missas foram celebradas pelos padres Domingos; Javé, da cidade de Minduri, e Márcio, de Madre de Deus de Minas.

Os organizadores e a PASCOM - Pastoral da Comunicação - agradecem a todos os colaboradores pelo sucesso das festividades.


História

O nome São Sebastião deriva do grego Sebastós, que significa divino. Originário de Narbonne e cidadão de Milão foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

De acordo com a tradição oral, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a intenção de dar forças aos corações dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que faziam tudo para tê-lo sempre por perto e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, conhecida na época por Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Por volta de 286, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei.

Amarrado a um tronco foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. Foi dado como morto e atirado a um rio. Porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por uma viúva chamada Irene (futura Santa Irene) retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG