05:06hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
03/09/2015 11h56

Parque Arqueológico de Andrelândia recebeu mais de uma centena de visitantes em julho

Cidade se consolida no cenário do turismo arqueológico nacional.

Durante as férias de julho, o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio recebeu mais de 100 visitantes entre estudantes, pesquisadores, professores e pessoas interessadas na pré-história brasileira.

Os turistas que visitaram a Serra são de diferentes cidades do Brasil, entre elas Belo Horizonte, Juiz de Fora, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Barra Mansa, São Paulo entre muitas outras.

As visitas são realizadas com guias especializados, que passam informações sobre os atrativos culturais e naturais existentes no Parque, reforçando a consciência preservacionista.

O elevado número de visitas e a busca por turistas de todo o Brasil demonstram que o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio entrou mesmo no circuito do arqueoturismo brasileiro.

“O arqueoturismo, ou turismo arqueológico, é uma  moderna modalidade turística em que são explorados produtos culturais e  a arqueologia e informações a ela associadas são o ingrediente principal”, explica a associação Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA), voltada para a pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico, cultural e ambiental.

Segundo reportagem divulgada no site da associação (www.npa.org.br), no dia 23 de julho, o Parque recebeu a visita de 25 pessoas, entre pais e alunos dos Colégios Bem-me-quer, Santo Agostinho e Padre Eustáquio, de Belo Horizonte. Ao todo foram 27 visitantes, que conheceram atrações como a Toca do Lagarto, Gruta dos Novatos, Marco da Estrada Real e as  Pinturas Rupestres.

Na mesma reportagem, é ressaltada a participação de visitantes de Belo Horizonte, servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais que, junto aos seus familiares, levaram até o pico da Serra de Santo Antônio uma placa de aço com informações sobre o cume da montanha, onde foi afixada a 1.393 metros de altitude, com a indicação dos pontos cardeais.

E ainda a participação dos turistas que participavam de atividade desenvolvida pela Prefeitura Municipal durante o Festival de Férias da Cidade, no dia 31 de julho.

O movimento de turistas interessados na Serra confirma a consolidação de Andrelândia como destino na rota do turismo arqueológico nacional, o que contribui também para a geração de renda em benefício da comunidade andrelandense, uma vez que muitos dos visitantes aproveitaram a oportunidade para adquirir, no comércio local, produtos como queijos, cachaças e doces.

Para conhecer mais sobre o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio e o trabalho da associação acesse o website: www.npa.org.br

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG