18:09hs
Terça Feira, 19 de Março de 2019
Andrelândia - Notícias
27/11/2014 08h57

Personagens que fazem parte da nossa história - Antônio Belfort de Arantes, Primeiro Barão de Ca

Barão de Cabo Verde deixou seu legado em Andrelândia.

Nasceu na Fazenda das Pedras, em Aiuruoca, em 1804, filho de Antonio Joaquim de Arantes e Ana da Cunha de Carvalho. Casou-se com Maria Custódia de Paula Ribeiro do Vale, Primeira Baronesa de Cabo Verde. São seus filhos: Antônio Belfort Ribeiro de Arantes, Barão e Visconde de Arantes; Carlos Belfort Ribeiro Arantes; Teófilo Belfort Ribeiro Arantes; Matilde Cândida Belfort Ribeiro Arantes; Maria Cândida de Arantes, Segunda Baronesa de Cajuru; e Henrique Belfort Ribeiro Arantes.

Faleceu em 19 de julho de 1885, em Andrelândia (cidade cujo nome passou a ter a partir de 1930), que era a antiga Vila Bela do Turvo, comarca desde 1864, onde tinha seu solar, atual Fundação Guairá. O Primeiro Barão de Cabo Verde foi vereador em Aiuruoca, de 1835 a 1837.

Fonte: www.genealogiahistoria.com.br

O sobrado do Barão de Cabo Verde

 

O sobrado do Barão de Cabo Verde, que data de 1835, foi doado à Fundação Guairá em dezembro de 2002, época em que estava ameaçado de demolição. Mais conhecido como Casarão, o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e reformado para sediar a Fundação. Abriga ainda um Museu que preserva em seu interior o mobiliário, a prataria e todos os itens da época.

Como sede da Fundação, o sobrado funciona como ponto de encontro da comunidade, sendo um marco na consolidação da entidade como promotora do desenvolvimento sustentável. Ali são realizadas oficinas de artesanato, atividades culturais, esportivas e de lazer.

 

Fonte: wikimapia.org

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG