06:44hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
25/04/2013 14h45

Personagens que fazem parte da Nossa História - Dr Clélio Dilmar

Dr. Clélio Dilmar Carvalho Lopes fez parte da história da cidade de Andrelândia

por Clécio Lopes e Cleide Lopes

No dia 5 de Julho de 1952, na cidade de Andrelândia – MG, nasceu Clélio Dilmar Carvalho Lopes. Primogênito do casal Camilo Lopes e Maria Conceição de Castro Carvalho Lopes e irmão gêmeo de Clécio Dimas Carvalho Lopes, este falecido com 2/3meses de vida. Além dos gêmeos, o casal veio a ter outros sete filhos: Camilo de Lélis Carvalho Lopes, Cleide Maria Carvalho Lopes, Cleusa Maria Carvalho Lopes (in memoriam), Clênio José Carvalho Lopes, Cleanto Carvalho Lopes, Cleuma Maria Carvalho Lopes e Clésia Maria Carvalho Lopes.

Dr. Clélio, como era conhecido, estudou o ensino fundamental no Ginásio Estadual de Andrelândia, atualmente chamado de Escola Estadual Visconde de Arantes. Em 1969, mudou-se para Belo Horizonte – MG, onde fez o ensino médio e o curso preparatório para o vestibular. Ingressou na Faculdade de Medicina de Barbacena no ano de 1974, transferindo-se, posteriormente, para a faculdade Ciências Médicas de Volta Redonda, onde concluiu a graduação em medicina no ano de 1979.   Tendo sido um dos grandes responsáveis, com seu exemplo, em influenciar os demais irmãos na carreira escolhida.

Em 1977, casou-se com Márcia Evangelina, divorciando-se em 1986 sem ter tido filhos. Em 1986 conheceu Estelita Teixeira Carvalho Lopes, de São Vicente de Minas, casando com ela no ano de 1989. O primeiro filho desta união, Clécio Dilmar Teixeira Carvalho Lopes, nasceu em 11 de Março de 1987. Em 10 de Maio de 1989 nasceu o segundo filho, Clélio Henrique Teixeira Carvalho Lopes. Após 12 anos, em 13 de Julho de 2001, nasceu Lívia Maria Teixeira Carvalho Lopes, a filha caçula.

Residiu a maior parte de sua vida em Andrelândia, onde trabalhou como médico em Unidades de Saúde e na Santa Casa de Misericórdia, dedicando-se com afinco ao exercício da medicina em prol da população da cidade, onde era chamado por muitos como “médico do povo”. Além de Andrelândia, também trabalhou em outras cidades da região, como Carvalhos, onde residiu por cinco anos (1980 - 1984), Liberdade, Arantina, Bom Jardim de Minas e Minduri, tendo nesta última recebido a honra ao Mérito Minduriense pelos serviços prestados à comunidade.

Além de médico, Dr. Clélio era fazendeiro, sendo a pecuária leiteira, a criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador e a de muares suas atividades preferidas. Durante muitos anos destacou-se no ramo rural, principalmente no torneio leiteiro da Exposição Agropecuária de Andrelândia, sendo premiado diversas vezes pelos animais expostos.

Outro meio em que Dr. Clélio se destacou foi no esporte da região. Apaixonado por futebol desde criança e cruzeirense fanático, chegou a jogar em clubes amadores da cidade e foi treinador do Rosário Esporte Clube, do Areão Futebol Clube e do Botafogo de Andrelândia.

Em 14 de Outubro de 2003, aos 51 anos de idade, enfrentando problemas de saúde causados pelo diabetes, Dr. Clélio veio a falecer em Resende – RJ. Apesar de seu curto tempo de vida, sua ética, integridade, humildade e generosidade permanecem admiradas e seguem como exemplo para todos seus amigos e familiares.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br