01:20hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
12/01/2011 08h24

Sonho realizado: Cohab inaugura 50 casas populares em Andrelândia

Sonho realizado: Cohab inaugura 50 casas populares em Andrelândia

A solenidade aconteceu no dia 18 de dezembro, com a presença de autoridades municipais e estaduais, famílias beneficiadas e a população andrelandense.

Construído para atender 50 famílias de baixa renda, o conjunto habitacional Residencial Bem Viver é o resultado de um esforço mútuo da atual administração municipal junto ao governo do Estado. Para a conclusão do projeto, o governo de Minas investiu R$ 1 milhão e 400 mil, além de recursos da própria Prefeitura. A atual administração não mediu esforços para que as famílias beneficiadas fossem atendidas. Todas as ações e serviços junto aos mutuários foram agilizadas para proporcionar maior rapidez ao processo burocrático, como divulgação, inscrição e organização dos contemplados para a aquisição da moradia, além de investimentos na infraestrutura necessária do local.

Destaque da iniciativa, o conjunto conta ainda com cinco casas diferenciadas, construídas para atender mutuários portadores de necessidades especiais.

Construído pela Cohab (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), o empreendimento integra o programa Lares Geraes Habitação Popular. Criado e implementado pelo governo de Minas, a partir de 2005, o PLHP (Projeto Lares Habitação Popular) expressa a prioridade dada pelo Estado à redução do déficit habitacional em Minas e o compromisso firmado pelo governo mineiro de oferecer habitações dignas a um número crescente de famílias mineiras que ganham até três salários mínimos e não têm condições de adquirir a sua moradia própria.

O PLHP é o carro-chefe dos programas realizados pela Cohab-MG e destina-se à construção de conjuntos habitacionais e ao acesso à casa própria, mediante a concessão de financiamentos para famílias que possuem renda de 1 a 3 salários-mínimos.

Seus objetivos fundamentais são: reduzir o déficit habitacional em Minas: decisão política do governador Aécio Neves; atender famílias de até 3 salários mínimos (86% do déficit); subsidiar o preço da habitação para acesso à moradia pelas famílias de baixa renda.

“Para 50 famílias, esse dia tem uma conotação muito especial: é o dia em que cada uma dessas famílias toma posse de sua tão sonhada casa. Deixam para traz o aluguel ou uma moradia compartilhada em casa de parentes para serem donos de uma casa modelo, na qual serão seus primeiros felizes moradores. Hoje, vocês estão recebendo uma casa. Na convivência do dia-a-dia, onde estará presente o amor entre pais e filhos, o amor e o respeito a Deus, tenho certeza de que vocês saberão fazer de cada casa um sagrado e abençoado lar. Nelas, vocês irão criar e formar seus filhos para a vida. Querendo ou não, elas marcarão a vida de cada um”, declarou em sua saudação o prefeito Samuel Isac Fonseca, que na pessoa do diretor de Desenvolvimento José Antônio Cintra, agradeceu a todos os funcionários da Cohab, bem como também a todas as pessoas e empresas envolvidas no projeto.

O deputado estadual eleito Rômulo Viegas parabenizou as famílias contempladas e destacou o trabalho e empenho do prefeito Samuel Fonseca.

“Esse programa fecha o ano de 2010 e o governo de Aécio Neves com 30 mil e 43 casas. É um marco histórico para o Estado de Minas Gerais. Nós estamos entregando mais de 500 conjuntos habitacionais em quase 400 municípios de Minas. São números expressivos, que mostram a seriedade com que o governo de Minas trata a questão da habitação. É um problema que atinge todo o Brasil, mas que aqui em Minas é levado a sério. O Aécio não se intimidou diante do volume do déficit habitacional e começou a combate-lo”, declarou o diretor de Desenvolvimento da Cohab-MG, José Antônio Cintra.

Participaram da solenidade de inauguração e entrega das chaves o deputado estadual Rômulo Viegas; o diretor de Desenvolvimento e Construção da Cohab-MG, José Antonio Cintra; o prefeito de Andrelândia, Samuel Isac Fonseca; o vice-prefeito municipal André Luiz Correa da Rocha; além de vereadores, demais autoridades e andrelandenses.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br