07:44hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Baependi - Notícias
21/06/2013 11h43

Após a beatificação, Nhá Chica é lembrada aos 118 anos de sua morte

Celebrações aconteceram no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Aconteceu entre os dias 11 e 16 de junho, em Baependi, a 118ª Festa de Nhá Chica, quando foi relembrada a data de sua morte. A ‘Santinha de Baependi’ faleceu no dia 14 de junho de 1895.

As celebrações aconteceram no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. No dia 11 de junho (terça-feira), “Nhá Chica, iluminada pela Palavra, ilumina a Todos”; dia 12 (quarta-feira), “Nhá Chica experiente na fé, e referência para os cristãos”; dia 13 (quinta-feira), “Nhá Chica intercessora dos pobres junto ao Pai”. Nos dias 15 e 16 (sábado e domingo) houve terço e celebração eucarística.

No grande dia, 14 de junho, quando se celebra o nascimento de Nhá Chica aos céus, além de terços e celebrações eucarísticas houve consagração a Nossa Senhora da Conceição, procissão e show religioso com a Irmã Kelly Patrícia (Irmãs Carmelitas do Instituto Hesed), na Associação Beneficente Nhá Chica. Mais de quatro mil pessoas estiveram presentes à cerimônia.

Em todos os dias das celebrações das 19 horas, os fiéis levaram flores à Bem-Aventurada Nhá Chica.

Lançamento de fotolivro

A comemoração da 118ª Páscoa de Francisca de Paula de Jesus foi especial, afinal, foi a primeira Festa de Nhá Chica após sua Beatificação.

E para marcar esta data, que abre um novo calendário dentro das festividades religiosas, além das tradicionais Celebrações Eucarísticas que acontecem anualmente, as Irmãs Franciscanas do Senhor, responsáveis por guardar o legado espiritual de Nhá Chica, celebraram o dia 14 de junho de uma forma especial.

Na noite da sexta-feira (14), foi lançado o Fotolivro da Beatificação de Nhá Chica, uma publicação que relembra, através de fotografias, o dia 4 de maio de 2013. Os exemplares já estão à venda na loja da Associação Beneficente Nhá Chica.

Primeira igreja dedicada à beata

Foi realizada a primeira missa em homenagem à Nhá Chica em Varginha, no domingo (16). Com a cerimônia, a Igreja Nossa Senhora da Estrela, no Bairro Jardim Estrela II, passou a se chamar oficialmente de Comunidade Beata Nhá Chica.

A imagem da beata seguiu à frente de uma carreata em direção à igreja. Muitos fiéis acompanharam o percurso pelas ruas do Centro da cidade até o bairro onde está sendo construída a primeira igreja que terá oficialmente o nome da beata. “A comunidade faz uma homenagem à beata dedicando a primeira igreja à Nhá Chica não só no Sul de Minas, mas em todo o Brasil”, disse o padre Admilson Aparecido da Silva.

A imagem foi colocada em um altar improvisado para a primeira missa celebrada na comunidade. No decorrer da cerimônia, o padre mostrou o documento do Vaticano que comprova a procedência da relíquia que foi doada à igreja, onde ficam raspas dos ossos de Nhá Chica e permanecerão na igreja quando a obra ficar pronta.

A Igreja Beata Nhá Chica fica na Avenida Professor João Augusto de Carvalho, s/nº, no Bairro Jardim Estrela II em Varginha.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br