16:46hs
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Baependi - Notícias
11/04/2017 17h51

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat, em Baependi

Construção de 1754, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos como o barroco, o Luiz XV (altar-mór), o rococó (altares laterais) e o neo-clássico. A cidade é reconhecida por peregrinos e católicos de todo o país como a terra da Beata Nhá Chica e fica cheia de fiéis para as celebrações da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, onde são realizadas procissões e missas.

A Bênção Solene de Ramos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e procissão até a Igreja Matriz marcaram o Domingo.
Na segunda-feira, dia 10, a celebração começou às 07h com a Santa Missa na Igreja Matriz, onde, de 9h às 11h, e de 14h às 16h, aconteceram as confissões individuais.

Terça feira, 11, acontece a confissão individual durante a manhã e à tarde; às 19h haverá a Santa Missa, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, com a participação das mulheres e procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, e na Igreja Nossa Senhora do Rosário terá lugar a Santa Missa, além da procissão com a imagem do Senhor do Passos, com participação dos homens  seguindo o Sermão do Encontro, na Praça Policarpo Viotti, seguida de procissão à Igreja Matriz.

Dia 12, quarta feira, as confissões individuais acontecem somente no período da manhã, de 9 ás 11h. À tarde, às 15h, terá a celebração da Santa Missa com administração do Sacramento da Unção dos Enfermos, na Igreja Matriz. Às 19h será celebrada missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida da procissão de Nossa Senhora das Dores.

Quinta feira Santa acontece a Missa Crismal, às 9h, na Catedral Diocesana  de Santo Antônio da Campanha, onde haverá a renovação das promessas  sacerdotais, bênção de óleos dos enfermos, catecúmenos e consagração da Crisma. Às 19h será realizada a abertura do Tríduo Pascal, com a Santa Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Matriz com o Rito do Lava-pés. A noite, às 21h, haverá a apresentação e dramatização do Mistério da Paixão do Senhor, no centro da cidade.

Na Sexta feira da Paixão, a Via Sacra acontece às 7h, saindo da Igreja Matriz em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A Ação Litúrgica da Paixão do Senhor acontece às 15h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Lavrinha, na Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – COHAB e na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Serrinha. Às 20h haverá o Sermão do Descimento da Cruz, no adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário e Procissão do Enterro.

O Sábado é dia da Solene Vigília Pascal, que acontecerá a partir das 20h na Igreja Matriz, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Lavrinha e na Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – COHAB.

O Domingo da Ressurreição do Senhor começa às 5h, com a Procissão Eucarística saindo da Matriz. Serão celebradas missas da Ressureição do Senhor às 8h, na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Serrinha; na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Lavrinha e na Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – COHAB. Às 10h a missa será celebrada na Igreja Matriz com a participação das crianças.

Para finalizar as celebrações da Semana Santa, a Procissão da Ressurreição acontecerá às 18h, saindo da Igreja Matriz em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada mais uma missa.

Toda a programação da Semana Santa de Baependi leva um grande número de pessoas às ruas, igrejas e catedrais baependianas, o que demonstra a devoção do povo da terra de Nhá Chica.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG