01:13hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Baependi - Notícias
24/10/2013 09h09

Personagens que fazem parte da Nossa História - Antônio Alves Ferreira

Antônio Alves Ferreira marcou época na cidade de Baependi.

Antônio Alves Ferreira nasceu em Baependi ,em 17 de dezembro de 1906, filho de José Izalino Ferreira e Philomena Cândida Ferreira. Cursou o primário no Grupo Escolar “Dr.Wenceslau Braz “, o Ginasial e Comercial no Colégio Santa Maria , todos de Baependi.

Terminado o curso Comercial, Antônio assumiu a gerência da Empresa de Águas Minerais de Baependi, a qual captava , engarrafava e exportava para cidades do Brasil as águas minerais da fonte do “VALE FORMOSO” (Baependi), empresa pertencente à Sociedade “GONÇALVES SALES”( um dos sócios era Antônio Gonçalves , primo de João Lemos Gonçalves.

Em 1924, Tatá como era conhecido, transferiu-se para Lambari, onde exerceu o cargo de gerente da empresa “A Seleta “, armarinhos de secos e molhados , do qual era proprietário seu cunhado, de nome Barbosa. Tatá  também manteve e imprimiu, em prédio anexo, o jornal “Águas Virtuosas “, antigo nome de Lambari. Em 1928 , transferiu-se para Itajubá , onde foi aprovado no vestibular para Farmácia. Antônio estudava Farmácia e ao mesmo tempo lecionava no Colégio “São Vicente “, para manter-se.

Em 1930 , mudou-se para o Rio de Janeiro , passando a estudar farmácia na Faculdade de Medicina e Farmácia da Praia Vermelha .Diplomou-se em 1931 . Pretendia se formar em medicina , mas dificuldades financeiras o impediram .

Sentiu o chamamento para a terra natal, da qual nunca se esqueceu , como todo bom mineiro e baependiano , voltando para Baependi , em 1932, fundando a Farmácia São Vicente situada à Rua Dr. Cornélio Magalhães, onde exerceu a profissão com amor e devotamento , por 52 anos , onde trabalhou e serviu aos pobres .

Tatá foi empresário , agro-pecuarista e proprietário da fazenda “Três Pinheiros” e  foi dono também de uma chácara na Lavrinha .

Em 30 de junho de 1934 , Tatá inicia nova fase de sua vida , participando até falecer , da direção político-administrativa de Baependi , quando nomeado Prefeito Municipal da cidade pelo Governador do Estado de Minas Gerais , Dr. Benedito Valadares Ribeiro , em sucessão e por insistência do historiador e advogado ,Dr. José Alberto Pelúcio; antes já havia sido membro do Conselho Consultivo do Município (semelhante à Câmara dos Vereadores . A cidade compreendia , então do município sede e dos Distritos de Sào Sebastião da Encruzilhada (hoje Cruzília) e Sào Tomé das Letras.

Tatá exerceu cargos em Baependi de : Inspetor Escolar , Delegado de Polícia , Avaliador do Banco do Brasil S/A, Presidente do Sindicato Rural e Gerente da Caixa Econômica Federal, da qual foi fundador. Na Política Local , foi Presidente do Partido Social Democrático (PSD),Aliança Renovadora Nacional (ARENA)e Partido Democrático Social (PDS)Foi eleito Vereador e presidente da Câmara Municipal de Baependi , bem como , por quatro vezes foi prefeito municipal. Por sua significante vida pública recebeu a Comenda “Santos Dumont”,em 23 de setembro de 1988.

Vale lembrar que seu amor por Baependi , levou-o a conseguir com o Governador Juscelino Kubtschek de Oliveira a instalação da Agência da Caixa Econômica Federal de Baependi , que foi inaugurada e passou a funcionar em salas da parte inferior do sobrado pertencente à Dona Carmen Monteiro (Dona Carminha ).

Antônio Alves Ferreira construiu a ponte de cimento sobre o Ribeirão Palmeiras à entrada da cidade de Baependi , a antiga ponte de madeira sobre o Rio Baependi para ligação com Cruzília ;conseguiu do Governo estadual a construção da Estação Ferroviária para modernização da chegada à cidade , de trens da Rede Mineira de Viação (hoje estação rodoviária ) ;,prestou grandes serviços à construção do Hospital Cônego Monte Raso e Ginásio Santo Inácio, inclusive com doação de pessoal de madeiras extraídas em sua fazenda “Três Pinheiros “e Chácara situada na Lavrinha Participou ativamente na implantação da agência do Banco do Brasil em Baependi .Instalou o Posto de Saúde local , o primeiro gabinete dentário público , entregue à administração do competente cirurgião dentista Dr. José Ferreira Viotti. Construiu o prédio do Fórum , que servia aos poderes Executivo , Legislativo e Judiciário Tatá , abriu e calçou vária ruas da cidade , dentre elas a Avenida Major José Izalino ,Cônego Monte Raso , Dr. Manuel Antônio , Nhá Chica , Comendador Joaquim Pereira .Abriu estradas para a Zona Rural e também para São Tomé das Letras (feita braçalmente , com pás , picaretas , enxadas , machados , pois inexistia as máquinas modernas .Implantou o posto da EMATER , para ajudar o produtor rural . Construiu e instalou a linha telefônica de Baependi para São Tomé. Conseguiu junto ao Ministério da Agricultura a instalação no local chamado “Usina uma Estação de Enologia, entregue à administração do engenheiro agrônomo , Dr .Alencar Lício, onde trabalharam dezenas de baependianos , e onde se produzia vinho de ótima qualidade e oferecia novas técnicas aos vinhateiros locais .

Antônio Alves Ferreira casou-se com Dona Jacyberá Ribeiro Maia Ferreira , natural de São Paulo e dessa união nasceram 5 filhos :Marília Maia Ferreira Pinto , Marlene Maia Ferreira de Siqueira , Antônio Alves Maia Ferreira , Jorge Maia Ferreira, Araciaba Maia Ferreira de Souza ,

Antônio Alves Ferreira e Dona Jacyberá , receberam das mãos do Senhor Presidente da República , Marechal Castelo Branco , a ordem para a construção da rodovia asfaltada :Caxambu- Juiz de Fora , com 180 quilômetros , em homenagem à publicação , pelo exército do Brasil, do livro “A Invasão de Mato Grosso”, de autoria do pai de Dona Jacy , o Tenente Coronel Jorge Maia de Oliveira Guimarães participante e herói da Guerra do Paraguai.

A vida de Tatá foi toda dedicada à família , à profissão de Farmacêutico , com sua farmácia sempre a disposição dos menos favorecidos , à política Administrativa de sua cidade , sempre com as portas de sua casa abertas aos que o procuravam , independente de filiação ou preferência política e, em especial à pobreza. Antônio faleceu em 01 de outubro de 1991 na cidade de Baependi deixando muita saudades e aprendizados aos familiares e amigos. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br