19:37hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Baependi - Notícias
19/12/2013 09h41

Personagens que fazem parte da Nossa História - Manoel Jacinto Nogueira da Gama

Manoel Jacinto marcou época na cidade de Baependi.

Manuel Jacinto Nogueira da Gama, nasceu em São João Del Rei no dia 8 de setembro de 1765. Era filho de Nicolau Antônio Nogueira e Ana Josefa de Almeida e Gama. Seu avô era Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, pertencente a família Nogueira de Baependi.

Casou-se com Francisca Mônica Carneiro da Costa, no dia 08 de agosto de 1809.

Foi professor com doutorado em matemática e filosofia pela Universidade de Coimbra. Desempenhou vários cargos políticos, sobretudo durante fins do Primeiro Reinado e inícios do período regencial, Também foi deputado, signatário da Constituição brasileira de 1824, senador por Minas Gerais, presidente da província do Rio de Janeiro e ministro da fazenda em diversos gabinetes. Como militar, chegou à patente de marechal-de-campo.

Grande do Império, foi conselheiro imperial e fidalgo-cavaleiro. Recebeu os graus de dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro, de grã-cruz da Imperial Ordem da Rosa e de comendador da Imperial Ordem de São Bento de Avis. Recebeu o viscondado e o marquesado com grandeza por decretos. O título faz referência à cidade Baependi Minas Gerais.

Faleceu no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1847.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br