02:51hs
Sábado, 19 de Outubro de 2019
Baependi - Notícias
12/06/2014 09h21

Projetos integram escola e comunidade em busca de uma sociedade mais consciente em Baependi

Cidade se destaca pelas belezas naturais que se integra o Circuito das Águas.

Quase 400 quilômetros separam Belo Horizonte do município de Baependi, no Sul do Estado. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade se destaca pelas belezas naturais, pois integra o Circuito das Águas, abriga 40% da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio e possui mais de 50 cachoeiras. Na Escola Estadual Nossa Senhora de Montserrat, parte dessa história tem sido conteúdo das áreas de empregabilidade de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Turismo e Empreendedorismo estudadas nas turmas que participam do Reinventado o Ensino Médio.

A partir da observação dos alunos de como era feito o descarte do lixo produzido pelos visitantes, surgiu o projeto ‘Coleta Seletiva na Escola’.  “A região tem muitas cachoeiras, eles perceberam que as pessoas saiam, mas deixavam o lixo do que consumiam nos espaços públicos. A intenção foi ajudar a comunidade a se conscientizar e preservar o meio ambiente”, conta a diretora, Elzina Vieira Pompeu.

Por meio da iniciativa, em casa e entre a vizinhança, os estudantes recolhem, separam e lavam materiais como garrafas Pet, caixas e latas, depois levam para a escola em sacos plásticos, onde tudo fica acondicionado em um depósito. Recentemente a professora Rosemary Inácio Lopes, da área de Meio Ambiente e Recursos Naturais, empreendeu parceria com comércios locais e passaram a coletar também, caixas de papelão das lojas. Semanalmente o material  é recolhido, por um reciclador, que leva para pesagem. “Os recursos arrecadados, revertemos em benefícios para os estudantes, por exemplo, premiando as turmas que mais coletam e ainda custeando visitas técnicas”, explicou a diretora.

A próxima visita inclusive, já tem data marcada: 29 de julho no Parque Estadual do Ibitipoca. Quem aguarda ansiosa a visita ao Parque, é Vanessa da Silva Divino. Aluna do 1º  ano do ensino médio e da área de empregabilidade de Turismo. “Eu estou gostando muito, as aulas são legais, aprendemos sobre a história da cidade, o turismo religioso, as cachoeiras e belezas naturais. Além do Parque também vamos visitar a Usina de Triagem e Compostagem que fica no meio do caminho, o que vai ser muito importante pra gente ver como funciona essa parte”, acredita.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data, criada em uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, surgiu para fazer uma reflexão sobre a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Fonte: Agência Minas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG