23:25hs
Segunda Feira, 22 de Abril de 2019
Baependi - Pontos Turisticos
16/10/2014 18h09

Turismo em Baependi

Turismo rural, de aventura e religioso.

 

 

 

  

Pontos turísticos

 

Praça Monsenhor Marcos -  praça principal da cidade, onde acontece os eventos culturais

Casa Nhá Chica – a casa onde morou Nhá Chica; Em seus cômodos estão o fogão a lenha original da época da construção, uma mesa, um altar da igreja construído por Nhá Chica, seu rosário, uma cômoda, uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição

Casa da Cultura - instalada em um casarão de estilo colonial no centro da cidade tem um acervo obras de artistas locais e relíquias da cidade.

Casa das Artes - entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade estimular a cooperação mútua entre seus associados, realizando atividades que possibilitem o aprendizado e aprimoramento por meio de cursos, oficinas e seminários e promove e valoriza o artesanato local.

 Igreja Matriz -  Igreja Nossa Senhora de MontSerrat, construída no século XVIII, possui vários estilos arquitetônicos; foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e  localiza-se na praça principal da cidade, sendo uma das mais visitadas pelos fiéis

Igreja de Nhá Chica - construído em 1814, o santuário foi muito modificado e não preserva quase nada de seu projeto original, é onde se encontra o corpo da devota que faleceu em 1895. Ao lado da igreja fica a Casa de Nhá Chica e o abrigo dirigido pelas Irmãs Franciscanas do Senhor.

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – construída em 1754, possui em seu interior imagens de Nossa Senhora do Carmo, Santa Rita de Cássia, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Piedade, São Geraldo, Santa Teresa d’Ávila.

Capela Sagrado Coração de Jesus – construída em 1950 com uma torre central, corpo único e sem decorações em seu interior; pertence ao Hospital Cônego Monte Raso

Capela Nossa Senhora de Fátima - pequena capela que possui uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e fica no alto de um morro, cujo acesso é realizado por uma estradinha de terra batida.

Parque Estadual da Serra do Papagaio - importante reserva de várias espécies da fauna e flora, além das nascentes de rios formadores da bacia do Rio Grande; o Parque é uma excelente atração aos amantes da natureza e dos esportes radicais, está a 1800 metros de altitude

Trilha do Serrote - calçamento com rochas quartzíticas de cerca de dois metros de largura.

Mirante Toca do Urubu – conjunto de pedras com tamanhos diversos, com 1.200 metros de altitude e 300 metros de extensão; belíssima vista panorâmica das serras que circundam Baependi; localiza-se a 2 km do centro da cidade

Pico do Canjica - com 2.357 metros, é um dos mais altos da região.

Pico do Chorão -  um dos mais altos de Baependi, está localizado a 34 km do centro da cidade; é um local de difícil acesso e cercado de belas cachoeiras.

Serra da Careta - localizada a 25 km de Baependi. O acompanhamento de um guia é aconselhado para a caminhada até o topo da serra, que possui 2.050 metros de altitude.

Canyon do Cavalo Baio - rapel com 1.050m de desnível, com acesso pelo Parque do Papagaio

Espraiado do Gamarra - conta com corredeiras que desaguam formando uma piscina natural propícia ao banho e passeios de caiaque que podem ser alugados no local; muito visitado em feriados e carnaval; fácil acesso, a 12 km do centro da cidade

Prainha da Lavrinha - possui, aproximadamente, quinze metros de largura; suas águas são frias e de cor verde Quando o rio adquire volume, forma-se um verdadeiro espetáculo de corredeiras.

 

Cachoeira da Usina - localizada próxima à cidade, possui uma pequena queda e lago para nadar; localizada a 4 km da cidade. A queda é formada pela comporta da usina hidrelétrica, de 1911, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.

Cachoeira do Caldeirão - essa belíssima cachoeira possui uma grande queda de 15 metros e sua profundidade é de 30 metros; localizada a 32 km da cidade

Cachoeira do Caixão Branco - série de pequenas quedas que terminam em uma piscina natural. Localizada a 500 metros após o Gamarra, onde se deve deixar o carro e seguir a pé por uma trilha beirando o rio, por cerca de 10 minutos.

Cachoeira do Inferninho - localizada a 20 km do Centro e a 8 km do Gamarra, a cachoeira impressiona pelos seus 30 metros de altura. Embora seja perigosa, é muito frequentada pelos amantes da natureza.

Cachoeira do Juju - incrustada nas encostas da Serra da Careta é a cachoeira mais distante da cidade, a aproximadamente 34 km. Está em local de difícil acesso, mas seus 130 metros de queda impressionam pela beleza inigualável. O lugar é ideal para a prática de escalada e canyoning.

Cachoeira do Moinho - localizada a 5 km da sede do município é um local ideal para a prática de boia-cross.

Cachoeira Honorato Ferreira - essa bela cachoeira com queda de 6 metros, encontra-se a 25 km da cidade e a 2 km do povoado de Piracicaba. O acesso é feito a partir de um sítio onde se deve deixar o carro e seguir por uma pequena trilha a pé.

Cachoeira Itaúna - pequena queda d’água com duchas naturais e escorregador de pedra. Fácil acesso, com estacionamento, bar e campo de futebol. Segue-se a estrada sentido Baependi-Vargem por aproximadamente 20 km.

Cachoeira Três Quedas - localizada a 25 km do centro, é necessário seguir por uma trilha acima da cachoeira Honorato Ferreira para conseguir alcançar a cachoeira das Três Quedas. É aconselhável o acompanhamento de um guia.

 

  

Festas Religiosas


Folia de Reis – em janeiro

Semana Santa e apresentação teatral do Quadro Vivo – em março ou abril

Comemorações festivas e religiosas nos bairros – junho e julho

Corpus Christi - junho

Comemorações do aniversário de morte de Nhá Chica - junho

Festa da padroeira N. Sra. de Montserrat – em setembro

Festa de N. Sra. da Conceição - dezembro

 

Vista de Baependi

Praça da Matriz

 

Igreja N. Sra de MontSerrat (Igreja Matriz)

 

Igreja Matriz

 

Lateral da Igreja Matriz

 

Igreja de Nhá Chica

 

Igreja de Nhá Chica

 

Casa de Nhá Chica

 

Associação Beneficente Nhá Chica

 

 Cachoeira do Caixão Branco

Cachoeira do Caldeirão

Cachoeira de Itaúna

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG