20:36hs
Domigo, 16 de Dezembro de 2018
Bom Jardim de Minas - Notícias
28/02/2013 10h40

BJ Folia mais um ano de sucesso

Carnal de 2013 brilhou com mais um ano de muito sucesso.

Aos gregos devemos a democracia, a filosofia e o carnaval. Forma eles que pelos idos do ano 600 a.C., em honra aos deuses da fertilidade do solo e da produção da lavoura, iniciaram grandes festivais, com festas, danças e comemorações que duravam de dois a três dias. Com a consolidação do Cristianismo a  festa grega foi, no ano de 590 da nossa Era, adotada como uma festividade Católica, seguindo o calendário lunar no cristianismo medieval, recebendo a denominação de a festa do “carne valem” ou “adeus a carne”, tendo lugar em todos os países cristianizados da Europa, de onde partiu para chegar ao Brasil em meados do século XVII para adjetivar nosso pais com o país do carnaval.

Em nossa cidade de Bom Jardim encontramos, desde o final do século XIX, fotos e imagens de festas carnavalescas, registros de palhaços e blocos. Posteriormente o carnaval foi levado ao Clube, seguindo a moda da década de 1950, voltando para as ruas graças ao inesquecível bloco “vai quem quer” do nosso amigo Genivaldo Nogueira que com suas “mulinhas”, “boi preto” e “bonecões” animava a festa de  Momo nos idos da década de 1980. Hoje nosso carnaval consolidou-se como uma grande festa da cidade, verdadeiro atrativo turístico, que ano após ano vem atraindo maior número de foliões-turistas das regiões da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas, além dos sempre visitantes do  Norte e Sul Fluminense, Vale do Paraíba e São Paulo, que unidos ao povo de Bom Jardim de Minas, transformam, ano após ano,  o nosso carnaval, no já famoso “BJ FOLIA”.

O Carnaval de 2013 brilhou ainda mais com a ajuda do bom tempo, a operante atuação da Polícia Militar, as salutares recomendações do Ministério Público Estadual e pela organização e logística promovida pela Prefeitura Municipal na disposição das barracas, na decoração da praça, na proibição da comercialização de garrafas de vidro e na promoção e consolidação de que é na Praça Vargas que se materializa o nosso maior patrimônio cultural e histórico: o coração da cidade é nosso ponto de encontro, do profano ao sagrado, é na praça que o povo se reúne!

O carnaval de 2013 - “BJ FOLIA 2013”, como nos tempos Gregos, foi a fecundação de uma nova mentalidade, uma visão nova que precisamos dar a nossa cidade: precisamos enxergar o potencial turístico de Bom Jardim de Minas. Precisamos atrair coisas boas, explorando nossas boas coisas.  Já estamos cansados do negativismo e do pensamento de que nesta terra “tudo dá errado”.

Vamos explorar as coisas boas, produzir o bem, pelo bem. É transformando situações sociais ruins, oferecendo alternativas de produção que daremos passos largos ao tão sonhado crescimento e desenvolvimento. Precisamos ter uma visão nova de mundo, uma visão nova de Bom Jardim. Ao mesmo tempo em que festejavamos o reinado de Momo na Praça, víamos o intenso movimento de turistas buscando informações sobre o centro histórico, nossas cachoeiras serviram como balneários, trilhas, turismo ecológico, Toca do Bichinho repleta de visitantes, Dois Córregos, Morro do Caxambu e Monumento do Cristo visitado, tudo fruto do excelente trabalho da sinalização e da valorização destes pontos. Intenso também foi o movimento nas padarias, farmácias, açougues, mercados, supermercados, clube, quando tudo corre bem, todos ganham. A cidade ganha com a organização, com o cuidado. É da ordem que nasce o progresso, do caos à ordem, coisa de grego também. 

Só temos que festejar e amadurecer. Alguns pontos precisam ser melhorados, aparar as arrestas já pensando no “BJ Folia 2014”. Vamos apoiar novos blocos, apoiarmos manifestações típicas de carnaval, vamos pensar no retorno do “bloco do boi” e dos “bonecões do Genivaldo”, queremos para 2014 a “categoria do samba” e “alô tanto faz”. Vamos relembrar os velhos carnavais com a beleza do som da “puxa-sax”, vamos ao “bloco das piranhas”, ao bloco “tô solteiro”, “do barro', “do Flamengo e do Vasco”, do “retalho” e tantos outros. Vamos prestigiar o baile do clube e torcer pelo retorno do carnaval da terceira idade. Vamos juntos com o Poder Público mantermos, colaborarmos e ajudarmos na organização da praça e de todos os espaços públicos da cidade. Vamos juntos investir, não só financeiramente, mas com a disposição de amar as coisas boas da nossa terra. Vamos ajudar na logística turística da nossa cidade: um reparo na calçada, a construção de um muro, vamos capinar as ruas, pensar em lixeiras nas vias públicas, vamos pensar na pintura das nossas casas, vamos aplaudir a moçada do turismo e o trabalho do nosso amigo Maurílio Diniz na divulgação do potencial de nossa terra, com seu novel empreendimento. Vamos, ao menos, falar bem da nossa terra, não custa nada!

Enfim, vamos caminhando... Nossa cidade merece ser um lugar cada vez melhor, é necessário fazer da alegria um adjetivo do povo de Bom Jardim de Minas. Alegria estampada nestas imagens que registram os bons momentos do carnaval 2013, registrando também nossos parabéns a todos que estiverem empenhados na organização desta bonita festa, do Poder Público aos foliões, todos estamos de parabéns. 

Por José Francisco Mattos e Silva



                           

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG