10:06hs
Sábado, 20 de Abril de 2019
Bom Jardim de Minas - Notícias
05/02/2019 08h42

Bom Jardim de Minas realiza o tradicional Encontro de Folia de Reis

Seis Companhias da cidade e região participaram da festa

Fotos: Prefeitura

 

No dia 6 de janeiro, a Praça Antônio Jacinto de Faria (Praça da Rodoviária), em Bom Jardim de Minas, mais uma vez foi palco das manifestações culturais do município. Desta vez, foi o Encontro de Folia de Reis, que reuniu seis companhias da cidade e região.

Participaram do Encontro o Grupo de Folia de Reis Estrela do Oriente, do Mestre Julinho, o Grupo Jornada Irmão Edmar, do Mestre Marco Aurélio, o Grupo Terno de Reis, do Mestre Tunico, o Grupo Estrela do Oriente, do Mestre Amarildo, o Grupo Sr. Paulino do Mestre Eddy, e o Grupo Estrela Guia, do Mestre Lucas de Passa Vinte.

O Prefeito de Bom Jardim de Minas, Dragão, ressaltou a importância de valorizar a tradição cultural da cidade e lembrou que durante a sua gestão, foi sancionada a Lei de nº 1.484/2017, que tornou a Folia de Reis “Patrimônio Imaterial de Bom Jardim de Minas”.

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dos Grupos de Folia de Reis, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e da Câmara Municipal de Bom Jardim de Minas.

A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, introduzida no Brasil no século XVI, como instrumento pedagógico dos jesuítas. Hoje, a tradição se mantém viva em muitas regiões do País. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

Os grupos de Folia de Reis, geralmente, são compostos por músicos tocando instrumentos, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca, além da tradicional viola caipira e do acordeão.

Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

Principais personagens da Folia de Reis:
- Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.
- Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.
- Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.
- Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.
- Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.
- Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.
- Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG