06:50hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
30/08/2012 14h27

Bom Jardim de Minas Bom Jardim de Minas, nossa vocação é o turismo

Bom Jardim de Minas, nossa vocação é o turismo

 

Nos últimos dois meses assistimos nos noticiários regionais, estadual e em cadeia nacional a boa notícia de que nosso Município registrou uma das mais baixas temperaturas do Estado de Minas Gerais, tal fato aqueceu nosso espírito e coração, animando-nos a provocar no povo bonjardinense (moradores da zona urbana e rural, agentes políticos, empresários, entidades religiosas, grupos e movimentos civis e amigos da cidade) e também nos fraternos desta nossa vasta região do Sul de Minas, maior engajamento e preocupação com o nosso futuro, com a necessidade de se conservar a natureza (fauna e flora), as paisagens, os monumentos, os costumes, as tradições, as manifestações verdadeiramente culturais, o patrimônio histórico e cultural, seja ele material e imaterial, lugares e modos de ser  que já servem e onde se pode e se vai desenvolver as atividades turísticas que nos tempos atuais é e será o novo ouro a ser explorado em Bom Jardim de Minas e região.

Desde 1740 a economia de nossa cidade gira em torno da agropecuária e da agricultura, todavia, sem grandes conquistas, salvo nosso destaque na produção de latícinios que historicamente é motivo de orgulho para todos nós, em especial nos últimos dias quando um dos queijos produzidos em Bom Jardim pelo nosso amigo Biriba recebeu o prêmio em 3º lugar pelo Instituto Cândido Tostes em Juiz de Fora e pelos produtos do laticínio do também amigo Jayme Cunha cuja qualidade do produto também é impar e nacionalmente conhecida e reconhecida, sem nos esquecermos de que por longas décadas do século XX os queijos de Bom Jardim, produzidos pelo Coronel Aristeu Nardy e Leybnitiz Carvalho, eram comercializados com grande aceitação em várias praças da região e do Rio de Janeiro. A agricultura, a agropecuária, o laticínio pode e vão desenvolver muito mais com políticas eficientes para a implantação do turismo e do eco-turismo local.

Mais do que nunca, na alvorada do século XXI, nossa cidade, nós todos, povo de Bom Jardim de Minas, do Distrito de Taboão, das Comunidades Rurais, precisamos acordar para o tamanho da riqueza que possuímos. Enumera-las custaria várias páginas deste jornal, mas necessário evidenciar o quanto é importante, belo, bonito e sedutor nosso Município que possui centenas de cachoeiras, paisagens exuberantes, monumentos naturais e construídos, conjunto arquitetônico histórico-cultural singular, manifestações e grupos folclóricos adormecidos, festas religiosas centenárias, fazendas, clima digno das famosas estações climáticas do Brasil, alto potencial para produção de figos, uvas, rosas e produtos artesanais, culinária rica com as inúmeras doceiras e quitandeiras, pintores, músicos, nossa corporação musical União Bonjardinense e, sobretudo, aquilo que temos de mais valioso, nosso povo, que em sua diversidade traz a marca inconfundível e única da simpatia, do bom acolhimento e do abraço amigo que sói os bonjardinenses sabem.

Novamente apostamos, e apostamos alto: o turismo e o ecoturismo no município de Bom Jardim de Minas é forma de se alcançar altos lucros culturais, sociais, ambientais e econômicos. Tamanha é nossa alegria ao vermos que movimentos nesse sentido começam a brotar em nossa cidade, em especial o que vimos no 2º Domingo de Agosto (sempre eterno dia do Padroeiro de Bom Jardim de Minas) quando foram desenvolvidas atividades esportivas e esportes radicais  com aventura e passeios nas serras e cachoeiras e a tirolesa no Morro do Caxambu, evento realizado pelas equipes Ambiente Natural e MD Radical Livre de Bom Jardim e equipe Horizonte Vertical de Aiuruoca. Precisamos plantar mais, muito mais, em especial com investimentos na área de hotelaria, pousada, gastronomia e lazer. Os que estão na vanguarda destes investimentos na cidade merecem nossos aplausos e parabéns.

Precisamos acordar do sono secular, para despertarmos a consciência do potencial que temos. Nossa Bom Jardim de Minas, nosso amor da Mantiqueira, é mina de ouro que precisa ser garimpada.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG