17:32hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
03/01/2013 08h23

Bom Jardim de Minas comemora seu 74º Aniversário de Emancipação Política


José Francisco Mattos e Silva

 

                                   Dezembro é o mês das festas, das recordações, é tempo de comemorações. Neste mês que também celebramos a vinda Daquele que espiritualizou o Mundo e damos as boas vindas para as esperanças de um novo ano, externamos nosso amor a nossa cidade, com o exercício da cidadania e com o despertar da consciência do valor do lugar, o valor das pessoas, a importância do dia da cidade...

                                   Parabéns a nossa cidade pelos seus 74 anos de Emancipação Política!

                                   Foi com maestria que a Prefeitura Municipal promoveu as comemorações pelos 74 anos de Emancipação Política da Cidade de Bom Jardim de Minas, com vasta programação que teve início no dia 15 de dezembro e culminou no dia 17 de dezembro, data do aniversário da cidade, com a apresentação do Grupo de Canto Coral do Projeto “Importando Artes” que presentou com suas belas vozes os ares bom-jardinenses ao fazerem ecoar da Praça Presidente Vargas, coração da cidade, o belo som da música popular brasileira e o talento do nosso povo.

                                   As comemorações deste ano de 2012 foram revestidas de simplicidade, mas rica na musicalidade, na arte e na valorização daquilo que temos de mais importante, nossa gente, os valores da terra. O dia 15 de dezembro deu as boas vindas ao aniversário da cidade com a exposição de desenhos, pintura e artesanato e produções artísticas do projeto “Importando Artes II”, onde vimos o brilhantismo das peças exibidas e a necessidade de se recuperar a adormecida cooperativa de artesanato (COOMUNARTE) de nossa cidade.

                                   Ao som dos dobres e das marchas, nossa cidade amanheceu no dia 16 de dezembro quando nossas  ruas foram ornamentadas com as várias bandas vindas de vários municípios da região de Minas e do Estado do Rio de Janeiro para participarem do VIII Tradicional Encontro de Bandas que abrilhantou nossa festa, elevando nossos sentimentos e pensamentos na arte da música, tão forte e enraizada na nossa gente. Merece sempre atenção especial a Coorporação Musical União Bonjardinense, anfitriã do encontro e que figura como  um das melhores bandas do Estado de Minas Gerais, constante deve ser nosso aplauso e nossa ajuda a nossa Coorporação Musical que é, ao lado da festa do Padroeiro, em agosto, um importante bem cultural imaterial de nossa cidade.

                                   No mesmo dia, no período da tarde, a Prefeitura, através da Secretária Municipal de Saúde promoveu a “feira da saúde”  com aferição de pressão arterial, teste de glicose, saúde bucal, orientação contra tabagismo, dente, DST e AIDS. Valorização da cultural, valorização da saúde, valorização da vida!

                                   No festivo dia 17 de dezembro, a cidade manifestou sua alegria pelos seus 74º aniversário de Emancipação Política. Celebração da Santa Missa na Antiga Matriz do Senhor Bom Jesus de Matozinhos com a participação do povo e das autoridades municipais honrando a Tradição do nosso povo que tem a consciência de que esta cidade nasceu a sombra da Cruz, sobretudo neste ano de 2012 em que o Santo Padre, o Papa, presentou Bom Jardim de Minas, nomeando nosso Pe. Elias como seu Capelão, conferindo-lhe o título de Monsenhor Saléh, o mesmo Monsenhor presidiu a Santa Missa.  Faço aqui uma sugestão para que a Municipalidade, nos próximos anos, além da Santa Missa, promova a celebração de um Culto Ecumênico com a participação das nossas Igrejas Protestantes e Evangélicas em atenção aos nossos irmãos bom-jardinenses que professam a sua fé em outras denominações cristãs e que também são filhos e filhas de Bom Jardim, nasceram também a sobra da cruz, como todos nós, filhos do Bom Jardim, do Jardineiro Divino.

                                   Na tarde do mesmo dia foi novamente promovida a “feira da saúde” e na noite festiva os talentos da terra fizeram a abertura das comemorações do Natal com a apresentação da peça teatral “Tempo de Natal” e a apresentação do grupo de dança do projeto “Importando Artes” e, coroando este inesquecível dia, as vozes bom-jardinenses ecoaram nestas montanhas com o grupo de canto coral de nossa cidade, entoando o nosso parabéns personificado naquelas vozes que cantavam, nada mais e nada além do que o canto de todos nós: parabéns Bom Jardim de Minas, viva nossa cidade! Viva nosso povo.

                                   Que o dia 17 de dezembro de 2012 fique marcado em nossa memória, sua marca não seja apenas fotográfica, mas seja viva no sentido de despertar os valores da cidade, despertando os valores e o potencial do nosso povo, um povo que agrega e que precisa ser sempre cuidado.

                                    Precisamos sempre festejar o 17 de Dezembro, dia de nossa cidade, nosso dia, dia do cidadão bom-jardinense, viva o povo bom-jardinense, viva ser Bom Jardim de Minas, nosso “ Amor da Mantiqueira”, lembrando sempre que “o amor é a primeira condição da felicidade do homem”, amar nossa terra e tudo e todos que fazem parte dela é nosso maior presente para Bom Jardim de Minas.


Fonte Edição 762

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG