04:42hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
05/06/2012 16h24

Bom Jardim de Minas FIAT LUX: E a luz foi feita!

FIAT LUX: E a luz foi feita!



Desde 12 de outubro de 1989 que o povo de Bom Jardim de Minas esperava que fosse iluminado o Monumento do Cristo do Morro do Caxambu, sonho que foi conquistado no último feriado do Dia do Trabalho, quando a Prefeitura Municipal presenteou o povo com as luzes que iluminam a imagem do Redentor.

Monumento construído na gestão do Prefeito Sebastião Delgado de Almeida (Tozinho) e inaugurado na gestão do Prefeito Manoel Rodrigues (Nelo Carneiro), no terreno cedido pelo Sr. Vicente de Paula Pires, é a imagem do Cristo, construída no nosso monumental Morro do Caxambu, símbolo da religiosidade e nosso ponto principal ponto turístico, tendo seu valor cultural reconhecido através do Tombamento, com a inscrição definitiva no Livro do Tombo, por meio de Decreto Municipal em 2010.

Visto a léguas, o conjunto paisagístico do Monumento do Cristo e do Morro do Caxambu é importante símbolo do Município, estando estampado no brasão e no selo oficial da cidade, além de estar gravado nas lembranças e no coração dos filhos de nossa terra.  O Morro do Caxambu, quando visto pelos que chegam, é o primeiro a ganhar nosso sorriso de felicidade e, ao despedirmos de nossa cidade, é o último que colhe nossas lágrimas de saudade.

Esquecido por duas décadas, o Monumento do Cristo renasce. Sua importância vem sendo valorizada nos últimos anos, muito pelo seu valor geográfico, paisagístico, arquitetônico, cultural e religioso, este último com as caminhadas penitenciais da fraternidade, que acontece no tempo da quaresma e pelo início das comemorações da festa do Padroeiro, Senhor Bom Jesus de Matozinhos, quando a Paróquia local promove, com as caminhadas, a celebração da Santa Missa com a participação de centenas de pessoas aos pés do Monumento, que pela sua dimensão deverá tornar-se símbolo de toda a região.

Anos seguidos na escuridão e no abandono, o Monumento do Cristo renasce com as políticas municipais de valorização e preservação do patrimônio cultural e com a nítida consciência da vocação de nossa cidade ao turismo, merecendo atenção especial da atual Administração Municipal, que em ação significativa, merecendo nossos aplausos, não mediu esforços para que o monumento fosse iluminado, dando ao povo o grande presente de ver o “Cristo” iluminado a abençoar nosso Bom Jardim de Minas. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br