06:11hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
30/10/2012 16h35

Bom Jardim de Minas O escotismo em nossa cidade

O escotismo em nossa cidade

 

A bela Serra da Mantiqueira convida nossa mente e coração para profundas reflexões. Neste mar de montanha, terra de boa gente, clima agradabilíssimo, cachoeiras e remansos, terras de campos e de belas espécies da Mata Atlântica e da fauna e flora típica do clima tropical de altitude é que se encontra Bom Jardim de Minas.

Nossa paisagens, nosso relevo e nosso clima são presentes a serem abertos. No entanto, poucas são as atividades desenvolvidas na nossa história buscando aproveitar estas riquezas, mesmo pouca, elas existiram, sobretudo a atividade do ESCOTISMO em Bom Jardim de Minas nas décadas de 1940 e 1950, conforme comprova a imagem que registra o grupo de “Escoteiros de Bom Jardim de Minas” em frente a Antiga Matriz e ao Casarão da Família Chaves.

Movimento fundado na Inglaterra, em 1907, pelo Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativo que visa o desenvolvimento e aprimoramento dos jovens por meio de valores que priorizam a honra baseado na Promessa e na Lei escoteira, valorizando o trabalho e a vida ao ar livre, fazendo seus integrantes assumirem seu próprio crescimento, dando exemplos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.  Valores inerentes à lei escoteira são  a honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança, características típicas dos engajados nesta bonita atividade e que temos a feliz experiência de conhecer e admirar pelos exemplos de civismo, lealdade e comprometimento com o bem comum.

Os deveres dos escoteiros nascem do respeito aos dez artigos da Lei Escoteira, o escoteiro deve ter uma só palavra; ser leal; estar sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação; ser amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros;  ser cortês; ser bom para o animais e as plantas; o escoteiro é obediente e disciplinado; ser alegre e sorridente nas dificuldades; econômico e respeitoso com bem alheio, ser limpo de corpo e alma (pensamentos afinados com um bem último universal – caridade com todos e com tudo). Os Escoteiros possui  um dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja), um deve para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo) e um dever para consigo próprio (crescimento saudável e autodesenvolvimento).

A atividade do escotismo desenvolve-se em três modalidades, básica, do mar e do ar. Não resta dúvida, por mais despercebido que seja nosso olhar, que nesta boa terra da Mantiqueira, onde fica nosso Bom Jardim de Minas, a modalidade básica do escotismo seria uma boa alternativa, senão umas das melhores, para o cultivo não só da prática e dos valores do escotismo, ressuscitando o antigo grupo dos “Escoteiros de Bom Jardim de Minas”, formando homens novos para um mundo novo, mas das atividades excursionistas, campismo e montanhismo, sobretudo na região do Taboão e Pacau, levando nossas crianças e jovens a atividades saudáveis de crescimento espiritual, físico e humanístico.

Precisamos resgatar as coisas boas de nossa cidade. O Escotismo, adormecido há 60 anos é uma delas, ao lado da Gincana Cultural, da Semana da Criança, Grupo de Teatro da Semana Santa, Alvoradas nas festas e leilões na Praça, conjunto de manifestações que adormecidas precisam acordar, com elas, também acordaremos. Não seria bom, novamente, passados estes 60 anos,  Bom Jardim de Minas destacar-se na região com um  Grupo de Escoteiro de Bom Jardim de Minas, contribuindo para a “ construir um mundo melhor” ?

Como seria bom. Não teríamos coisa melhor, do que uma criançada e uma juventude sadia aprendendo valores sociais em harmonia com a natureza, cultivando e cuidando desta preciosidade que é nossa paisagem, nosso clima, nosso relevo, nossa Serra da Mantiqueira.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG