05:14hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
30/10/2012 16h44

Bom Jardim de Minas Personagens que fazem parte da Nossa História - Professora Marieta Rachid Lima

Personagens que fazem parte da Nossa História - Professora Marieta Rachid Lima

 

Há dias ouvi que no Japão o Imperador só faz reverência ao professor. Buscando informações e aguçando a curiosidade, tive a confirmação de que realmente naquela distante Nação, não obstante os sofrimentos da natureza e as cicatrizes das guerras do passados, o Imperador se curva diante do Magistério, em respeito e em homenagem a importância da mais importante profissão: professor!

Fechando o mês de outubro, mês em que comemoramos o dia do professor, no dia 15 de outubro, que deveria ser uma das datas mais celebradas do ano, voltei meus pensamentos a todos meus professores, desde o tempo do primário, na Escola Sossego da Mamãe (jardim de infância), na Escola João XXIII (primário I), Escola Monsenhor Nardy (Ensino Fundamental), Escola Nossa Senhora Aparecida (Ensino Médio), os tempos da Universidade, pós graduação, etc, relembrando de todos os professores que foram celebres na arte de ensinar e que hoje são tão importantes naquilo que somos e estamos construindo. Digo a vocês, sempre Mestres, Professores, muito obrigado! Ser professor é ser jardineiro da semente que é plantada e fecundada na família. Professorar é ir muito além do alfabeto, regras, cálculos, álgebras ou geografia. Professorar é levar luz aos que estão sem luz, a expressão aluno é prova disso, o professor é vocacionado a formar homens e mulheres novas para um mundo novo, despertar comprometimento com o saber e o ser, sobretudo o ser.

Seria injusto se neste mês do dia do Professor não fizéssemos aqui nesta coluna da história de nossa cidade homenagem às primeiras professoras do nosso Município que foram as professoras Noêmia Silva Abbud, Marta Mattos Ribeiro Teixeira, Vilma Fonseca, Hebe Fonseca, Iracema Pereira Nardy Teixeira, Helena Altomare Nardy Pena e Marieta Rachid Lima. Destas todas, temos hoje a felicidade de conviver e aprender com a “tia Marieta” que hoje com seus 95 anos é a professora mais antiga de nossa cidade o que a faz merecer, não só pelos laços de sangue e pelo decanato familiar, a nossa reverência e nosso respeito. Na pessoa da Professora Marieta Rachid Lima saudamos e homenageamos todas as professores e professores de Bom Jardim de Minas e da vasta região do Sul de Minas.

Marieta Rachid Lima, nasceu em Bom Jardim de Minas, filha dos imigrantes Rachid José Abrahão e Rosa Maria Mansur, crescida e criada em Bom Jardim de Minas onde recebeu as primeiras lições de seus pais e da professora Marieta Chaves. Nas boas épocas da década de 1930 ser professor era uma honra, assim ao lado de suas conterrâneas foi estudar o Magistério na cidade de Juiz de Fora, onde se formou na e de onde voltou para lecionar em Bom Jardim de Minas, no Grupo Escolar Monsenhor Marciano, mais tarde chamado de Grupo Escolar Monsenhor Nardy, integrando a primeira turma de professoras do recém-criado Município de Bom Jardim.

Casou-se com Sr. Astrogildo Ribeiro Lima (“Lima dentista”) com quem teve ao todo os filhos Flávio, Rosa Maria, Henrique, Nerea, Lucinha, Astrogildo Filho (“Nenem do Lima”), Leila, Fernando e Cristina, família que nasceu e cresceu no belo sobrado de número 200 da Praça Presidente Vargas. Mãe zelosa e exemplar, na arte da vida e do cuidar, dividindo seu tempo com as atividades escolares, naqueles tempos das provas escritas, do subir o morro a pé, com toda a dificuldade de Bom Jardim no século passado. Hoje é mãe de numerosa prole, de netos e bisnetos, além de guardiã em sua ágil e sadia memória de toda a história de nossa cidade ao longo de todo o século XX, em especial da vida educacional, da qual foi testemunha ocular e viveu todo o progresso e desenvolvimento do então Distrito do Bom Jardim do Bom Jesus até a sua emancipação, acompanhando, do e no coração da cidade, toda história e todo o crescimento de um povo.

Quantos foram os alunos, os sonhos, os objetivos, as esperanças, as dores, e as tristezas desta vida de professora que a Professora Marieta Rachid Lima viveu? Quanta história das histórias das vidas de tantas outras vidas, seu quadro negro e seu giz ajudaram a escrever?  Inúmeros hoje são aqueles que sentados no banco do grupo escolar recebiam as primeiras instruções. Imensurável hoje é o valor de sua vida, nestes 95 degraus percorridos, nesta escada de construções, de ensinamento e de aprendizados. Quão grande será o aprendizado de Bom Jardim de Minas colhido deste coração da “tia Marieta”, sempre professora Marieta, Dona Marieta Rachid Lima, patrona do professorado bom-jardinense, Mãe e Mestra de toda nossa Comunidade.

Exemplos e valores como estes devem ser preservados, acariciados, cuidados e homenageados. Se o Imperador do Japão se curva diante de um professor, Bom Jardim de Minas deve-se curvar diante da sua mais antiga Professora, Marieta Rachid Lima, que no silêncio do seu coração, ainda ensina tanto a nós, seus familiares e seu povo, povo da sua Bom Jardim, cidade que a senhora, Marieta Rachid Lima viu nascer e a senhora, Dona Marieta, educou, ainda educa.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG