08:46hs
Domigo, 17 de Novembro de 2019
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/02/2015 15h54

Bom Jardim Folia, um dos melhores carnavais do sul de Minas

Cidade agitou foliões de toda parte que prestigiaram os cinco dias de carnaval.

 

Mais uma vez, a maior festa do País teve, na cidade de Bom Jardim de Minas, uma das maiores comemorações vistas no sul do estado. O grande sucesso de público e de programação que a cada ano o município registra torna-se uma tradição sempre maior.

A grande concentração de foliões moradores do local e de cidades vizinhas, que desfrutam de uma agenda recheada de atividades, com desfiles de blocos, matinês para o público infantil e apresentações de animadas bandas, consagram o carnaval bonjardinense.

A Praça Presidente Vargas e as ruas do centro histórico transformam-se no palco da alegria, que ficam tomadas por uma multidão durante os quatro dias de folia.

Na sexta-feira dia, 13, o Carnaval dos Blocos abriu a programação, envolvendo os participantes da comemoração de Momo e reunindo a plateia, que assistia ao longo das ruas.

No sábado, os blocos Geração Coca-Cola, das Piranhas e Só dá Nóis fizeram uma contagiante apresentação. O show da noite ficou por conta da banda E-Class Sun Beach Tropical.

Na tarde do domingo, o espaço reservado à festa do público infantil foi tomado pela animação, quando crianças e adolescentes, muitos acompanhados pelos pais, se dedicaram à diversão. Desfilaram ainda os blocos Tamo Junto e Tô Solteiro. E novamente, a animação noturna, comandada de cima do palco, ficou a cargo da banda E-Class Sun Beach Tropical.

Na segunda, 16, os blocos Retalho, Flamengo, Ranger Verde se incumbiram de levar ao público a euforia e irreverência. No início da madrugada, o Bloco do Pijama deu o tom da folia, e a banda Expresso 2000 contagiou a praça.

No último dia da comemoração foi a vez do desfile do bloco Timbalada. À tarde, a criançada se despediu da folia com uma divertida  matinê. Durante a noite, a banda Expresso 2000 se reapresenta e garante o encerramento, com chave de ouro, de um dos maiores carnavais do sul de Minas.

O carnaval de Bom Jardim de Minas é realizado pela Prefeitura, com apoio Câmara Municipal e Polícia Militar.

 

O paraíso natural do sul de Minas

A “Fazenda Bom Jardim”, origem do nome da cidade, devido a um belo e bem cuidado jardim que havia na frente da propriedade, com enorme variedade de flores de rara beleza, começava a receber em seu entorno, por volta do ano de 1790, pequenas moradias. E logo formou-se a Freguesia do Bom Jardim, época em que foram chegando também os portugueses para explorar ouro no Rio Grande.

 Bom Jardim de Minas está inserida no Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira, do qual também participam as cidades de Aiuruoca, Andrelândia, Arantina, Baependi, Carvalhos, Cruzília, Liberdade, Minduri, São Vicente de Minas, Seritinga e Serranos, cobrindo cerca de 280 km.

A culinária da cidade é predominantemente mineira, onde o simples arroz com feijão, angú, couve e torresmo - ou queijo – acompanhados do frango com quiabo ou recebendo o incremento do famoso tutu a mineira, transformam-se em uma das maiores composições  culinárias conhecidas no País, de tempero e sabor inigualáveis.

No turismo, a natureza possibilita aos visitantes desfrutarem de passeios à Caverna das Pitangueiras e sentirem-se a alturas que emocionam pelas belas paisagens que podem ser vislumbradas a partir das serras da Bandeira, da Mira, do Cruz e dos Gerais, que se erguem a uma média de 1.800m.

Ver de perto os encantos das cachoeiras e corredeiras é uma experiência inesquecível, como a do Pacau, Cachoeira do Presépio (Taboão), dos Dois Córregos; das Três Quedas; Pitangueiras, Véu da Noiva, do Imbutaia, da Mandioca, da Fumaça e a corredeira do Rio Grande, entre outras.

Outros locais de beleza ímpar são a Toca do Bichinho, composta por várias piscinas naturais; Dois Córregos (Ideal para pesca e acampamento); Recanto das Trutas e Parque das Trutas (ambas pesque e pague); Taberna das Gerais (restaurante e lazer), Rancho Mineiro (restaurante típico mineiro).

A Festa de Agosto ocorre em comemoração ao padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus do Matozinhos; a Festa de maio comemora Nossa Senhora Aparecida e São Benedito; a Festa do Taboão é realizada em homenagem ao padroeiro do distrito, São Sebastião.

Durante a Semana Santa, a Paixão, Vida e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo é encenada ao vivo, por atores da própria comunidade, que proporcionam um belíssimo espetáculo ao público local e muitos visitantes.

Os foliões coloriram a cidade


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG